Um grupo de crianças passou a ver o mundo com mais nitidez nesta segunda-feira, 25. São estudantes da Escola Municipal Dante Jaime Brochado, no bairro Santo Antônio, zona sudeste da cidade, que foram beneficiados pelo Projeto Ver e Viver ArcelorMittal/Miguilim. A iniciativa, uma parceria da empresa com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), realiza testes de acuidade visual nos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Aqueles que apresentam dificuldades para enxergar, são encaminhados a clínicas especializadas, onde são submetidos a exames de vista e, caso necessário, são confeccionados os óculos de acordo com o grau. A entrega dos óculos na E. M. Dante Jaime Brochado foi em meio a muita expectativa, tanto por parte das crianças quanto por parte dos pais que estavam presentes.
Foi a professora do Arthur Ramel Cabral, de 8 anos, quem comunicou à mãe que o filho poderia precisar de óculos. “Eu não percebi que ele não conseguia enxergar direito. A professora me disse que, mesmo sentando na frente, ele tinha dificuldades para ler o quadro”, explicou a mãe Jane Cabral. Com mais de quatro graus de miopia, Arthur ficou entusiasmado ao conseguir soletrar as letras de um cartaz que estava na parede. Já o pai de Eloah Letícia Batista Faria disse que a filha sofria com dores de cabeça frequentes. “Agora eu não vou ter mais dores de cabeça e vou conseguir ler melhor”, comemorou a menina de 9 anos.
Em 2023, o Projeto Ver e Viver ArcelorMittal/Miguilim, com a Prefeitura de Juiz de Fora, realizou a entrega de óculos para 257 estudantes de escolas municipais. Neste ano, mais 320 estudantes da Rede Municipal de Ensino já receberam seus óculos novos. Ano que vem, a expectativa é estender o projeto para crianças a partir de 6 anos.