A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu mais uma edição do projeto “Caminhando Pela História” na noite de quinta-feira, 21. Dessa vez, o evento levou como tema o “Novembro Negro” e contou com a presença de vários moradores da cidade. Aos presentes, foram apresentados histórias de personagens e símbolos da representatividade da população negra pelo centro da cidade.
Esta edição contou com a parceria do Damata Cultural, produtora cultural que já realiza suas caminhadas próprias pelo mesmo trajeto. Produtora do movimento, Pâmella Stéfanie ressaltou a relevância do trabalho em conjunto com a prefeitura: “É muito importante, pois é a valorização da história da cultura negra acontecendo nas ruas da cidade, através do turismo. Ter o apoio da prefeitura nessa iniciativa é uma oportunidade de fortalecer e engajar o nosso projeto”, disse ela.
A produtora cultural, que participa integralmente das caminhadas, também esclareceu o enfoque central desta realização tanto para a população negra quanto para toda cidade: “Nosso principal objetivo é celebrar a história e o legado da população negra de Juiz de Fora, trazendo um segmento do afroturismo para a cidade. É importante destacar Juiz de Fora como destino que reconhece e valoriza essa cultura”, afirmou Pâmella.
Assessora do Departamento de Relações Públicas e Institucionais - Polo de Regionalização do Turismo (DRPI), Fernanda Pires também destacou a importância da iniciativa: “É fundamental trazer a resistência e a história de personagens negros que fizeram parte de Juiz de Fora e que não podem ser apagadas. O projeto tem o intuito de mostrar, como um todo, fatos importantes e marcantes da nossa cidade e esse tema não podia ficar de fora”, complementou Fernanda.