Nos dias 12 e 13 de dezembro, Juiz de Fora será palco da 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema central "Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica". O evento, organizado pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), promete incentivar o debate sobre a sustentabilidade e o futuro ecológico do município.
A conferência municipal é a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e tem como foco mobilizar a sociedade para discutir e propor soluções nos cinco eixos temáticos definidos pelo Documento Orientador, em conformidade com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Com uma programação ampla, a conferência será realizada no Teatro Paschoal Carlos Magno e na Faculdade Doctum. Essa é uma oportunidade para a população participar ativamente da construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção do desenvolvimento sustentável. A inscrição pode ser feita através do link até o dia 11 de dezembro.
A abertura do evento será na quinta-feira, 12, às 18h, com o credenciamento dos participantes. Às 19h, a abertura oficial contará com a presença da prefeita Margarida Salomão e do secretário de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Raphael Lopes Ribeiro, que também preside o Conselho Municipal do Meio Ambiente. Além disso, às 19h50, será ministrada a palestra magna "Emergência climática: o desafio da transformação ecológica". O evento se encerrará com uma apresentação cultural às 20h30.
“É a oportunidade de discutir com todos os setores da nossa cidade temas tão emergentes. A cidade já avançou em muitos aspectos durante a gestão da prefeita Margarida e ainda tem muito a se fazer. Além disso, vamos ter a chance de contribuir com as discussões a nível estadual e federal, reafirmando pontos importantes para as políticas municipais de enfrentamento da emergência climática”, explica o secretário de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Raphael Lopes Ribeiro.
Na sexta-feira, 13, as atividades começam às 7h, com credenciamento e café de boas-vindas. O dia inclui plenária inicial para leitura e aprovação do regimento interno, paineis temáticos e grupos de trabalho divididos por eixos temáticos, que vão discutir e sistematizar propostas sobre as principais questões ambientais enfrentadas em Juiz de Fora.