O município de Juiz de Fora conta com a cobertura de 100% de coleta seletiva no território. Neste ano, a operação passa a alcançar mais de 530.000 juiz-foranos em cerca de 450 bairros e localidades. O serviço é realizado diariamente pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Dessa forma, a cidade lidera o ranking mineiro em oferta do serviço de coleta seletiva, se comparado aos municípios com mais de 200 mil habitantes, conforme os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Em 2023 a cobertura da coleta seletiva em Juiz de Fora foi ampliada de 62% para 90% da população, com a inclusão de 53 novos bairros e localidades. Agora, em 2024, a ampliação atingiu 100% com a inserção de 30 novos bairros.
Em nível nacional, Juiz de Fora está entre os nove municípios a ofertar o serviço com 100% de alcance. Ademais, a cidade se destaca ao lado das capitais Curitiba e Porto Alegre, as únicas capitais Brasileiras que oferecem o serviço a 100% da população.
A iniciativa integra o conjunto de ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o PMGIRS, que vão ao encontro da cultura sustentável, prevendo a diminuição e prevenção da geração de resíduos sólidos em Juiz de Fora. Além disso, a ação também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 13 da Organização da Nações Unidas (ONU), que visam tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e, também, com implementação de medidas para combater a mudança climática.
Impacto positivo das ações
Além da ampliação da coleta seletiva, outras iniciativas e parcerias visando a gestão de resíduos integram as políticas ambientais promovidas pela atual gestão. Como reflexo das ações implantadas, houve um aumento de 64% na quantidade de resíduos destinados à reciclagem no município entre 2022 e 2023.
Novos ecopontos
O Demlurb inaugurou em outubro dois novos ecopontos. As instalações, que estão localizadas nos bairros Nova Benfica e Retiro, são pontos para a entrega voluntária e ambientalmente correta de resíduos volumosos, como: restos da construção civil, resíduos de jardinagem e poda, materiais recicláveis, móveis, eletrodomésticos e itens eletrônicos.
Além das duas novas unidades, foi realizada a revitalização do Ecoponto Oeste, no bairro Aeroporto. A partir de agora, Juiz de Fora conta com cinco instalações para descarte correto de materiais situados em quatro diferentes regiões de planejamento da cidade.
Coleta Seletiva na Praça
O projeto Coleta Seletiva na Praça recebe resíduos recicláveis na Praça Dr. João Penido sempre às quintas-feiras de 9h às 17h. A atividade iniciou em maio de 2023 e desde então é desenvolvida em parceria com os em parceria com associações de catadores de materiais recicláveis credenciadas junto ao município. Deste modo, além de contribuir para o meio ambiente, a ação impacta diretamente mais de 70 famílias que têm a reciclagem como fonte de renda. Até o momento, mais de 9.200 quilos de itens recicláveis foram recolhidos.
Educação Ambiental
O Demlurb firmou convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a execução do projeto de extensão “Recicle”. Em parceria com a Secretaria de Educação (SE), 10 escolas municipais, distribuídas em todas as regiões, receberam a iniciativa. No segundo ciclo do projeto, a iniciativa se expande para 24 instituições com a participação da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). O “Recicle” trabalha com os temas de sustentabilidade, coleta seletiva, responsabilidade compartilhada, economia circular e sociedade. Dessa forma, proporciona difusão de novas técnicas sustentáveis.
Coleta Seletiva no Aeroporto
Mensalmente são recolhidos uma média de 200 quilos de materiais recicláveis no Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, conhecido como Aeroporto da Serrinha. A colaboração com a Infraero, responsável pela administração do espaço, visa promover a destinação ambientalmente correta de resíduos recicláveis do local e oriundos das aeronaves. Todos os itens também são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis.
Confira os materiais que podem ser descartados na coleta seletiva:
* Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
* Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas PET, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.
* Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro. (Para vidros quebrados: Importante estarem embalados por jornais e/ou garrafa PET)
* Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
Estes materiais devem ser descartados apenas no dia da coleta seletiva. A rota é estrategicamente realizada em dia alternado à coleta domiciliar. Os resíduos recicláveis podem ser descartados juntos (ex: uma sacola com embalagem de shampoo, revistas, garrafa PET, entre outros). A triagem dos resíduos é realizada pelas associações de catadores de materiais recicláveis conveniados com o Demlurb.