A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou edição especial do ‘Procon Aqui’ voltado para o atendimento às pessoas em situação de rua. A ação é uma parceria entre o Procon e a Secretaria de Assistência Social (SAS).
No total, o “Procon Aqui” orientou cerca de 30 pessoas em três dias de atendimento, sendo um no projeto Vivendas do Presente e os outros dois na Casa da Cidadania. Para realizar o atendimento de forma mais eficiente e humanizada, os agentes do Procon fizeram uma triagem para compreender as situações particulares de cada atendido. A partir disso, foi traçada uma estratégia para tratamento de cada situação identificada com a finalidade de solucionar situações de superendividamento.
A gerente do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos do Procon, Gisele Zaquini, enfatiza a importância do tratamento do superendividamento como parte do processo de reinserção social enquanto cidadão. “Auxiliar no processo de reestabelecimento da saúde financeira dos acolhidos é estratégico e fundamental para o processo de saída da situação de rua e retorno à plena cidadania”.