NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 28/11/2024 - 16:28
Novembro Negro - Servidores são capacitados em letramento e equidade racial
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), promoveu nesta quinta-feira, 28, a capacitação “Letramento e Equidade Racial” para os servidores na Casa dos Conselhos.
O evento iniciou com a apresentação do coordenador de Igualdade Racial da SEDH, Jair Eduardo de Lima, seguido por um vídeo, resultado de uma parceria da Secretaria de Comunicação Pública (Secom) com a SEDH, que abordava a consciência negra ao entrevistar cidadãos negros de Juiz de Fora, com o foco na cultura e na ancestralidade.
O curso foi ministrado por Dangê ua lunda, psicóloga clínica, pós-graduanda em Psicologia Social, Antropologia e em Psicologia Africana e teve foco em abordar o processo de construção social do Brasil, passando pelo contexto histórico do conceito de raça. “A ideia é passar mais embasamento para termos servidores conscientes da realidade social, no quesito raça, com o pensamento em políticas públicas. O atendimento ao cidadão deve ser com mais consciência, já que o nosso país é formado em sua maioria pela população preta", comentou a palestrante.
Para Jair Lima, a sociedade ainda engatinha na questão da igualdade racial. “Essa iniciativa parte da gestão justamente para combater o racismo institucional em busca da igualdade racial. Ter esse letramento significa que a pessoa será informada da história e da cultura da sociedade negra, o que é muito importante para os nossos serviços públicos."
IMPRIMIR