NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 29/11/2024 - 17:03
Campanha da Cesama oferece oportunidade para empregados colocarem saúde em dia
Já pensou na oportunidade de, em poucos minutinhos, conseguir verificar sua pressão arterial, seu índice de glicemia capilar, sua circunferência abdominal, seu peso, sua altura, seu Índice de Massa Corpórea (IMC) e, se for preciso, ainda receber algumas instruções médicas para melhorar sua saúde e qualidade de vida? Pois foi isso que Juliana Pereira Carlos e mais de 200 empregados da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora, tiveram acesso na última semana. “Na rotina corrida, a gente acaba adiando o cuidado com a saúde. Por isso não podemos perder esses momentos que a empresa oferece”.
A fala da empregada da Coordenação de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, do Departamento de Recursos Humanos (DERH), diz respeito à campanha "Saúde em Dia", promovida pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DEST). Entre os dias 27 e 29 de novembro, equipes percorreram as unidades da companhia levando informações e serviços de saúde. “Já vinha acompanhando com meu médico alguns picos de pressão e a iniciativa foi uma oportunidade para ver se estava tudo bem, o que felizmente aconteceu”, comemorou Ramon Balbino, da Coordenação de Tesouraria, do Departamento Financeiro (DEFI), também participante da iniciativa, que destacou. “É uma oportunidade de estar diante de uma equipe multidisciplinar, com um acolhimento rápido e eficiente, todos muito educados, que te aconselham e dão dicas”.
Em mais um ano consecutivo, a campanha Saúde em Dia teve como tema a hipertensão e o diabetes. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, a primeira atinge, atualmente, 27,9% da população brasileira. Por outro lado, o Brasil ocupa a quinta posição com o maior número de diabéticos no mundo, 10,2% do total, segundo o mesmo levantamento. E essas doenças crônicas, com alta prevalência no país, também encontram reflexo na realidade da Cesama, o que justifica a ênfase da iniciativa.
“Estas são patologias que exigem do DEST uma vigilância constante. Primeiro pelo perfil dos nossos empregados, com uma faixa etária que exige cuidados, taxas que não conheciam ou mal controladas. Segundo porque, se não tratadas, essas doenças podem levar a outras mais graves. Então, com base em dados, vamos conseguir identificar e realizar, de uma forma mais próxima, os acompanhamentos”, destacou a assistente social da companhia, Luciana dos Santos Tirapani Dalamura. Fala compartilhada pela chefe do departamento, Patrícia Groppo. “Nosso objetivo foi dar um sinal de alerta e é importante que as pessoas com alguma alteração procurem seu médico assistente, que façam uso correto das medicações e busquem estratégias de boa alimentação, atividade física e sono de qualidade. Essas doenças crônicas são silenciosas e é importante tê-las sobre controle para garantir uma vida longeva e com saúde.”
E os benefícios da campanha “Saúde em Dia” são muitos, conforme lembrou o empregado da Coordenação do Cadastro Técnico, do Departamento de Medicação e Controle (DEMC), Robson Campos, “Acho que essas iniciativas são muito importantes, uma vez que contribuem bastante para a melhoria da saúde dos funcionários, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Essa melhoria faz com que todos se tornem mais produtivos e convivam melhor com suas famílias". E não para por aí, afinal, os participantes da campanha ainda podem concorrer ao sorteio de três vales compras no valor de R$300,00 nas lojas esportivas Centauro, como um incentivo a cuidar da saúde pela prática esportiva, um dos pilares na prevenção, controle e tratamento da hipertensão, diabetes e diversas outras doenças.
IMPRIMIR