Nesta terça-feira, 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para reconhecer e reverenciar as pessoas que lutaram e continuam buscando a garantia de direitos.
De acordo com a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Rita Petronilho, é importante celebrar as conquistas e chamar a sociedade a refletir sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. “Convidamos todos e todas a refletir e a vivenciar a deficiência nas perspectivas da equidade e da justiça social para desconstruir as estruturas da exclusão. Precisamos deixar que a diversidade humana concilie com que há de melhor em nós. Que ela seja como a chuva fina na água parada do preconceito e assim vamos permitindo acessar a história do outro, o jeito de ser, e com isso vamos ampliando repertórios para entender o outro e a nós mesmos”.
Para celebrar a data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio das Secretarias Especial dos Direitos Humanos e Esporte e Lazer, além do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, instituições como OAB, IMEPP, Sociedade Eunice Weaver, Associação Santa Catarina, Clínica Evandro Ribeiro, estarão presentes no sábado, 7, a partir das 8h, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos na 2ª edição do Festival Paralímpico Loteria Caixa, com oportunidade de vivenciar experiências da diversidade. Saiba mais sobre o evento aqui.