O encerramento das atividades presenciais do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), nas modalidades “inicial” e “aprofundamento”, ocorreu neste sábado, 30, na Faculdade de Educação da UFJF, onde também foi realizado o seminário final da formação. Implementado a partir da Política de Alfabetização do Governo Federal, financiada pelo Ministério da Educação, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o LEEI é desenvolvido em parceria com universidades federais e estaduais, em articulação com estados e municípios. O objetivo é ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil.
A formação tem foco na oralidade, leitura, escrita e literatura, de maneira a apoiar, teórica e metodologicamente, professores para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita. São respeitadas as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais, que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida. Em Juiz de Fora, a formação ocorreu ao longo do ano de 2024 e contou com a participação de aproximadamente 300 profissionais de Educação Infantil, creches parceiras e escolas municipais, sob a coordenação das professoras Hilda Linhares, da UFJF, e Víviam Carvalho e Marlúcia Soares, da Secretaria de Educação (SE).
“Ficamos muito felizes nesse momento em que encerramos com êxito as atividades do LEEI no ano de 2024, consolidando essa que já vem sendo uma política de formação de professores em Juiz de Fora. Entendemos que essa formação fortalece a identidade da Educação Infantil no município, contribuindo para a implementação de práticas qualificadas junto a bebês e crianças das nossas creches e escolas”, destacou a professora Víviam Carvalho, formadora estadual LEEI.