Nos dias 28 e 29 de novembro, foi realizado o 23º Seminário da Associação Mineira dos Institutos de Previdência Municipais e Estadual (Amiprem) e o 1º Seminário Regional de Juiz de Fora/MG, cujo objetivo foi promover o fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e proporcionar aos gestores e servidores aprimoramento dos conceitos fundamentais da prática previdenciária dos regimes próprios. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da Juiz de Fora Previdência (JFPrev), do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Durante os dois dias do evento, foram discutidos temas que envolvem o aumento da eficiência na gestão e nas rotinas administrativas dos RPPS como concessão de aposentadorias e readaptação, política de investimentos, compensação previdenciária e equacionamento do déficit atuarial.
Segundo a diretora-presidente interina da JFPrev, Eneliza Oliveira, “a JFPrev está muito orgulhosa em ter realizado este evento de grande projeção para o nosso Município. A escolha de Juiz de Fora como sede do evento demonstra o quanto o nosso regime próprio tem se destacado no cenário nacional com resultados positivos e até mesmo exemplares para os outros institutos. A troca de experiência e conhecimento fortalece a prática previdenciária, tendo em vista que os desafios são inúmeros e somente com o amplo debate e busca constante por soluções, o direito de aposentadoria a inúmeros servidores será preservado”.
O evento também contou com a presença do secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas; da secretária da Fazenda, Fernanda Finotti; e da secretária de Planejamento do Território e Participação Popular, Janayna Freire. Também estiveram presentes membros da Diretoria da Amiprem, com destaque para o presidente da associação, André Goulart. Participaram do seminário 23 representantes de RPPS da Zona da Mata Mineira e Juiz de Fora, incluindo gestores e membros de Conselhos de Administração, Conselhos Fiscal e Comitês de Investimentos.