A final do concurso "Dê a Letra para um Trânsito Seguro" foi promovida pelos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no último sábado, 30. O torneio teve o objetivo de incentivar os estudantes a compor letras de rap que abordem a importância da segurança no trânsito e foi desenvolvido junto aos alunos do Ensino Médio e uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Batista de Oliveira. A letra vencedora entre as cinco turmas participantes foi “Não perca a esperança, mantenha a atenção”.
A iniciativa visa promover a conscientização dos estudantes e o seu protagonismo na construção de uma cultura de paz no trânsito. Cada turma criou uma letra, com o apoio de um professor da instituição e todas foram musicalizadas, pela Supervisão de Educação para o Trânsito da SMU, organizadora do concurso. A final foi realizada dentro da Feira Cultural da escola, que também tratou a temática da Consciência Negra, que teve público presente de 250 pessoas aproximadamente. Os dois primeiros colocados foram premiados com troféus e todas as turmas receberam certificados pela participação.
O supervisor de Educação para o Trânsito da SMU, Wellerson Conegundes, ressalta a importância de se debater a segurança no trânsito na linguagem e ambiente dos jovens, público que mais perde vidas em sinistros viários. Além da vencedora, as outras quatro letras participantes do concurso foram as seguintes: “Rap do trânsito”, “A boa conduta”, “Caminho certo”, e o “Trânsito e eu”.