Mais de 120 servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) subiram ao palco do Teatro Paschoal Carlos Magno na noite do sábado, 30, para a realização do espetáculo “É disso que o povo gosta”. O espetáculo comemorou os 20 anos do Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida (PAFQV), que é desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da PJF.
O espetáculo reuniu 20 coreografias de canções que marcaram época, que caíram no gosto das pessoas e que imediatamente contagiam e levam a cantar e a dançar de forma natural e descontraída. “Foi o espetáculo mais alegre, mais descontraído, mais feliz e mais representativo desses vinte anos de existência do Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida. Marcado pela leveza e boa energia, pelo canto dos dançarinos junto a plateia, que também tiveram a oportunidade de nesse ano, participar ativamente, dançando também através de uma dinâmica de dança que nós realizamos, foi algo contagiante”, avaliou a coordenadora do PAFQV, a professora Lúcia Coelho.
O repertório contou com canções renomadas como “Garçom”, interpretada na voz de Reginaldo Rossi e Roberta Miranda, que deu som à coreografia de bolero, a clássica “Cigana”, do Raça Negra, conduzindo o grupo do samba, a histórica “Sandra Rosa Madalena”, de Sidney Magal, e ainda uma coreografia que levou ao palco as danças brasileiras reunindo canções como “A cor do meu país/Boi Bumba Caprichoso, Vermelho/Boi Garantido e Viva a Cultura Popular/Boi Caprichoso”, entre outros sucessos nacionais.
“Foi um êxtase geral, todas as coreografias tinham sua beleza. Nós realizamos algumas partes teatrais e isso trouxe uma descontração para o público, uma alegria para o espetáculo, junto de músicas contagiantes. Foi marcante na história do PAFQV e eu só tenho a agradecer demais cada servidor e servidora que se apresentaram, que se dedicaram aos ensaios. Aos professores que junto comigo abraçaram essa causa, juntos conseguimos fazer dessa noite uma experiência maravilhosa, tanto para quem dançou quanto para quem foi prestigiar”, destacou Lúcia.
O espetáculo fez parte do projeto “Dançando o Bem”, que traz o caráter solidário aos eventos. Os convites foram trocados por 1 litro de óleo ou 1 kg de feijão. Foram arrecadados 207 quilos de feijão e 82 litros de óleo, que foram destinados à Sociedade São Vicente de Paulo. “Foi algo bastante expressivo. Poder levar alegria para as famílias assistidas por essa instituição é gratificante”, finalizou Lúcia.
O Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida
O PAFQV foi criado em 2004 e é uma iniciativa da Secretaria de Recursos Humanos, desenvolvida pela Subsecretaria de Pessoas, através do Departamento de Ambiência Organizacional. O programa visa disponibilizar ao servidor a prática de uma atividade física e de lazer, oferecendo gratuitamente aulas de yoga, pilates, zumba, danças brasileiras, treinamento funcional, jazz, capoeira e danças de salão. As aulas acontecem no Museu Ferroviário e as inscrições são realizadas semestralmente através do site da SRH.
Anualmente são realizadas mostras dos trabalhos desenvolvidos, que visam oportunizar os servidores a vivência de uma experiência estética de cunho artístico e cultural, bem como servir de estímulo para a adoção de um estilo de vida mais ativo, além de contribuir para a melhora da sua autoestima.