A professora e historiadora Giovana de Carvalho Castro e seu ebook de autoria “Roza Cabinda dos Sentidos da Liberdade a Liberdade como Sentido” participam da XII Semana da Igualdade Racial, promovido anualmente pela Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta terça-feira, 3. O evento acontece às 19h, na sala 1A, que se refere ao segundo andar do prédio do curso. A publicação está disponível para leitura no anexo desta matéria e seu debate pode ser conferido gratuitamente para todos os públicos.
A programação inclui a roda de conversa com o tema: “População negra e sentidos da liberdade em Juiz de Fora”. Segundo a coordenadora do evento, Elizete Maria Menegat, a ideia do evento é “trazer este debate para uma roda de conversa, possibilitando a participação mais horizontal das pessoas e produzindo também uma atualização desta construção de sentidos de liberdade para população negra, principalmente mulheres, construída desde o ano passado”.
Lançado no Museu Ferroviário em junho deste ano, a obra que fala sobre a representatividade de Roza Cabinda foi viabilizada com patrocínio do Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).