A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) alcançou 100% de sucesso nas audiências de repactuação de dívidas realizadas nos dias 25 e 26 de novembro. Durante as negociações, foram revisadas dívidas de consumidores endividados e superendividados, resultando em descontos de até 50%, parcelamentos em condições acessíveis e liquidação de dívidas em casos de cobranças indevidas de juros.
As audiências ocorreram após um levantamento conduzido pelo Observatório das Relações de Consumo do Procon, que identificou 177 situações apresentadas por consumidores ao longo deste ano. Nessa primeira rodada de negociações, sete consumidores foram selecionados com base em critérios como o valor das dívidas, os pagamentos já realizados e a capacidade financeira de cada consumidor.
Os casos tratam de dificuldades de entendimento relacionadas às modalidades de crédito consignado e crédito benefício, envolvendo contratos com o Banco BMG. Para atender à demanda, uma equipe especializada do banco esteve em Juiz de Fora, colaborando diretamente na resolução dos casos.
Esse foi o início das negociações, mas a meta é a busca de propostas para todas as situações levantadas pelo Observatório das Relações de Consumo. Caso o consumidor identifique irregularidades como essas, a denúncia pode ser feita junto ao Procon presencialmente na sede da agência, localizada na Avenida Itamar Franco, 992, Centro, ou pelo Prefeitura Ágil.