Nesta semana, o projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape), esteve na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Nova Era, e na Escola Estadual Ana Salles, no Benfica, para encerramento das atividades da estratégia Gape Multiplicadores com alunos do quinto ao nono anos das duas unidades. Na oportunidade, foi feita a entrega simbólica do acordo de convivência produzido pelos próprios estudantes às direções de cada escola. Essa foi uma maneira de materializar todo o desenvolvimento alcançado pelas turmas no processo de capacitação para se tornarem multiplicadores da cultura de paz dentro das escolas.
Durante o ano, os alunos participaram de encontros em que foram abordadas questões relativas ao bullying e ao racismo no ambiente escolar. Por meio das conversas, eles foram apontando o que é necessário para tornar a escola um espaço de convivência mais harmonioso. Assim, foram constituindo regras e construindo, coletivamente, um acordo que contemplasse os direitos de todos.
Depois de conseguirem formatar o acordo, os jovens multiplicadores tiveram a incumbência de levar o protótipo do regulamento ao conhecimento dos demais alunos. De sala em sala, eles apresentaram a elaboração, suas motivações e o objetivo de tornar a escola um lugar de relações de respeito. Além de divulgarem as regras e contribuírem para a cultura de paz, os alunos ainda exercitaram protagonismo juvenil, ao assumirem o papel de conduzir a tarefa.
Nas duas escolas da Zona Norte em que o projeto Gape desenvolveu o incentivo ao protagonismo dos alunos, o trabalho contou com a presença de membros do Conselho Tuletar Norte, que acompanharam os encontros e puderam se aproximar dos alunos, quebrando preconceitos e temores a respeito do órgão.