A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora realizou uma capacitação interna com servidores responsáveis pelos trabalhos de vistorias técnicas, a fim de aprimorar o trabalho em campo e nivelamento de conhecimentos da Defesa Civil, para o bom desempenho da equipe e atendimento à população cada vez mais eficiente. O foco foi voltado para a atuação durante o período chuvoso, mas também abordou as estratégias utilizadas durante a estiagem.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, destacou a importância de ações alinhadas para o adequado atendimento da população e afirmou que “o objetivo principal é o bom atendimento durante o período chuvoso e levar esse serviço de excelência para a população.”
O curso teve uma duração de uma semana e foi dividido em duas fases, teórica e prática, com o reconhecimento de possíveis situações de risco em campo, compreendendo melhor como agir em cenários de riscos para edificações, riscos de deslizamentos, cenários de incêndios em edificações, casos de inundações, alagamentos, dentre outros que competem a atuação da Defesa Civil.
Além disso, foi uma oportunidade para que os servidores compreendessem como identificar o encaminhamento necessário de cada ocorrência. Os engenheiros participaram de visitas de campo aos bairros que costumam ser mais afetados durante a época das chuvas, e são avaliados através do relatório entregue ao final da qualificação.
Curso de capacitação para aprimorar atendimento via 199
As atendentes do 199 da Defesa Civil também receberam um curso para aprimorar e padronizar o atendimento. A capacitação foi dividida em teórica e em campo, onde foi possível reconhecer indícios importantes de serem verificados em cenários de riscos de desastres, para que assim, seja possível realizar uma triagem mais eficiente, e indicar melhor os cenários que demandam maior urgência de atendimento em possíveis cenários durante uma ocorrência.
Também foi explanado para as atendentes alguns procedimentos operacionais, de forma que o cidadão sempre obtenha respostas para seus problemas no contato com a Defesa Civil. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil explica que o objetivo do curso é “manter o bom atendimento, e colocar em prática nosso procedimento padrão para acolhimento da Defesa Civil, para assim atender melhor a população”.