Durante a última segunda-feira, 9, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu mais de 30 fornecedores no curso "Crédito Consciente para Fornecedores". A capacitação foi ministrada pelo especialista e professor doutor de Direito do Consumidor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Ricardo Morishita Wada.
O evento teve como objetivo promover a educação financeira e ressaltar as boas práticas no fornecimento de crédito. Capacitar os fornecedores é um meio de garantir que eles atendam às exigências legais e regulamentares, minimizando o risco de práticas abusivas que possam ferir os direitos do consumidor. Ao mesmo tempo, educar os consumidores sobre a importância de condutas éticas no fornecimento de crédito é fundamental para a tomada de decisões mais informadas e conscientes.
A superintendente do Procon Tainah Marrazzo reforçou que “o crédito concedido de forma correta possibilita o acesso a bens e serviços essenciais, investimentos em educação e saúde, porém a falta de boas práticas pode levar ao superendividamento, um fenômeno que ameaça a estabilidade financeira de indivíduos e famílias, especialmente entre os mais vulneráveis”.