A regra é clara: jogar bola e fazer o bem. Com esse lema o Jogo Solidário Amigos da Guarda quer repetir os bons resultados das campanhas anteriores e arrecadar alimentos para doação a entidades beneficentes do município. No último ano, a ação foi responsável por encaminhar três toneladas de insumos ao Mesa Brasil, parceiro do evento. A partir das 8h do sábado, 14, a bola rola em partidas de futebol adulto e infantil no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A entrada é franca. Quem quiser ajudar pode levar um quilo de alimento não perecível ou caixa de leite
Serão realizadas cinco partidas, sendo duas infantis e três adultos. A primeira disputa acontece às 8h entre times de crianças atendidas pelo projeto social Criar do Serviço Social do Comércio (Sesc), às 8h30 é a vez dos alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), às 9h, 10h e 11h serão realizadas as partidas dos times adultos, com a participação de atletas, ex-atletas, e a jogadores do futebol amador da cidade.
Essa é a quarta edição do evento. Tudo começou por brincadeira no ano de 2019, quando um grupo de amigos, que já se encontrava para jogar bola, resolveu unir a prática ao caráter social. O quantitativo arrecadado à época foi destinado ao Hospital São Camilo de Lelis, em Santa Luzia. Após a pandemia, o jogo assumiu definitivamente a vertente solidária e passou a integrar as comemorações do aniversário da Guarda Municipal, que completa 16 anos de atividades em Juiz de Fora no mês de dezembro.
Apoiam o Jogo Solidário a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Laje (Funalfa), a Secretaria de Comunicação (Secom), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Mesa Brasil, que fará a distribuição das doações recebidas a instituições cadastradas do município.