Alunos do projeto “Oficina de Artes Visuais: Desenho e Pintura”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Multicultural, preparam uma exposição como trabalho final do curso. Neste sábado, 14, às 18h, será realizada a abertura da mostra com os trabalhos feitos pela turma no período de aprendizagem, iniciado em junho, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro. Gratuita e aberta ao público, a apresentação fica em cartaz no equipamento cultural até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O intuito da oficina foi democratizar o acesso às artes visuais no município de Juiz de Fora. Por meio da política de 6 bolsas de gratuidade foram contempladas: 2 mulheres, 2 pessoas negras/pardas e 2 pessoas LGBTQIAPN+. Os demais alunos contribuíram com uma mensalidade social, no valor de R$ 40,00 inclusos todos os materiais e exercícios.
“Agora, a etapa final pretende inserir a comunidade em espaços culturais do município, através da exposição final com os trabalhos dos alunos, produzidos ao longo das oficinas, de forma gratuita e aberta ao público em geral.”, afirma o instrutor da oficina e proponente do projeto, Giuliano Alves. “Essa é a primeira oportunidade que muitos alunos têm de ver suas obras expostas em um espaço renomado na área cultural como o CCBM e poder compartilhar esse momento com familiares e amigos.”, completa.
O projeto conta com o patrocínio do Governo Federal e da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do edital Multicultural, da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Foto: Giuliano Alves