Cerca de cem mulheres da comunidade do entorno da sede da Guarda Municipal, no bairro São Bernardo, realizaram festa de encerramento de mais um ano do projeto JF Esporte e Cidadania - Núcleo Guarda Municipal. O pátio da corporação foi reservado para as comemorações em clima natalino, com comida típica, música com DJ e até Mamãe Noel.
A comandante da Guarda, Elaine Maria da Silva, abriu a confraternização agradecendo a presença de todas as alunas. “Nós temos muito a agradecer a vocês, que fazem o nosso ambiente de trabalho ser mais leve e mais vivo. Vocês trouxeram para nós, nessas tardes, toda a alegria, essa energia gostosa. Essa é a nossa casa e vocês são as flores do nosso jardim”, exaltou. Ela ainda reverenciou o trabalho da professora Carolina Bellei, coordenadora das atividades, pela competência e atenção com que conduz o trabalho de saúde física e mental das alunas.
A abertura da Guarda Municipal para a comunidade se insere dentro do projeto “Vem pra Guarda”, que propõe a aproximação da instituição com o território e as pessoas que nele residem. Além do uso da academia de ginástica para as atividades com turmas femininas, alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, vizinha da unidade, participam de iniciação às artes marciais nas dependências da Guarda. Uma estratégia que atende aos preceitos da segurança cidadã e comunitária seguidos pela corporação municipal.
A proposta contabiliza 130 mulheres matriculadas e frequentes às aulas de ginástica aeróbica, alongamento e pilates, de segunda a quinta-feira. De acordo com a coordenadora, o grupo é assíduo, há pouco desligamento e uma fila de espera por vagas nas turmas.
O Projeto “Vem pra Guarda” tem regulamentação prevista pela Portaria 14 da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc). Documento que dispõe sobre as políticas de prevenção à violência e fortalecimento da cidadania desenvolvidos pela Secretaria, entre elas a abertura da sede da Guarda Municipal para projetos e atividades sociais, culturais e esportivas.