O Natal é só no dia 25, mas nos Restaurantes Populares os frequentadores tiveram hoje a ceia de natal. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o curso de Gastronomia do Centro Universitário Academia (UniAcademia), promoveu nesta quarta-feira, 18, o “Menu Natalino” nas duas unidades, do Centro e de Benfica.
Ao todo, mais de 1.000 pessoas almoçaram nas duas unidades e puderam apreciar o cardápio especial, preparado pela equipe dos Restaurantes Populares com o apoio de nove voluntários, incluindo o reitor do UniAcademia, Giovânio Aguiar; o coordenador do curso, João Simoncini, e mais professores e estudantes da faculdade.
Segundo Aguiar, a iniciativa foi pensada para proporcionar uma experiência única tanto para os frequentadores quanto para os alunos de Gastronomia: “Nossa ideia foi preparar um almoço que a população goste, mas que fosse diferente do dia a dia do Restaurante Popular. Além disso, trazer professores e estudantes para vivenciar a cozinha dos restaurantes, que é excelente, de grande porte, e realmente industrial. Assim, promovemos tanto uma experiência especial para os frequentadores quanto uma vivência prática para os alunos, que também passam a enxergar este espaço como uma oportunidade profissional. Mais importante ainda é entender que gastronomia vai além de ser chefe de cozinha, gastronomia é comida de qualidade, nutritiva, balanceada, com história, que alimenta, que faz as pessoas poderem viver com mais felicidade e mais prazer”, destacou o reitor. Acesso a uma comida saborosa, nutritiva e de qualidade é direito de todos e todas.
A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva, ressaltou a importância do momento. “Hoje é um dia de muita felicidade nesse espaço tão acolhedor e importante, que diariamente oferece uma alimentação balanceada para nossa população. Neste momento de celebração, temos um cardápio especial feito com muito carinho e dedicação por nossos trabalhadores e pelos professores e alunos da UniAcademia. Para tornar o almoço ainda mais especial, o Menu Natalino foi enriquecido com queijos, servidos de sobremesa junto com doce de leite, compondo um prato típico mineiro. Os queijos minas frescal, produto típico da nossa cidade e região, foram doados por produtores de queijo do município, das queijarias Das Palmeiras, Dadalt, Palmital e Sophia, que integram o APL do Queijo Minas do Caminho Novo. ”
A subsecretária de Vigilância e Monitoramento da Secretaria de Assistência Social (SAS), Meirejane Teodoro, também destacou o papel das políticas públicas na ação. “Nessa época de confraternização, é fundamental que a Segurança Alimentar e Nutricional e a Assistência Social, que trabalham juntas ao longo de todo o ano atendendo a população em vulnerabilidade socioeconômica, ofereçam algo diferenciado. Isso promove momentos de felicidade às pessoas atendidas e fortalece as políticas públicas”, concluiu.
Restaurantes Populares
Os Restaurantes Populares são equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional que têm como objetivo ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de promover a alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares regionais.
O acesso aos restaurantes populares é universal, ou seja, qualquer cidadão pode ser beneficiário do equipamento público. Contudo, a prioridade são os grupos populacionais específicos em situação de insegurança alimentar e nutricional e/ou vulnerabilidade social. Saiba mais aqui. Nos feriados de Natal e Ano Novo os Restaurantes funcionarão normalmente com atendimento exclusivo aos atendidos pela Assistência Social.
Foto: Ascom/Uniacademia