Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: MULHERES
JUIZ DE FORA - 5/12/2025 - 17:12



Prefeitura recebe reconhecimento internacional pela construção do “Protocolo de Gênero do Mercocidades”



Portal de Notícias PJF | Prefeitura recebe reconhecimento internacional pela construção do “Protocolo de Gênero do Mercocidades” | MULHERES - 5/12/2025

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secretaria Especial das Mulheres, recebeu nesta sexta-feira, 5, durante o encerramento da 30ª Cúpula do Mercocidades, realizada em Niterói, o reconhecimento pela liderança e pela contribuição na construção do Protocolo Internacional de Gênero, documento que servirá de referência para os governos locais da América Latina na formulação e no fortalecimento de políticas públicas para mulheres.

A Cúpula, iniciada em 2 de dezembro com a presença da prefeita Margarida Salomão, reuniu autoridades, pesquisadoras, representantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, da ONU Mulheres e gestoras e gestores municipais de diversos países para debater desafios comuns e propor soluções integradas no contexto regional. Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para o desenvolvimento e a proteção das populações latino-americanas, como segurança pública, resiliência e crise climática, todos diretamente conectados à pauta de gênero, considerando que emergências sociais e ambientais impactam as mulheres de maneira específica.

“Este reconhecimento simboliza não apenas o trabalho técnico, mas sobretudo a força coletiva das mulheres, que constroem políticas públicas com olhar sensível, comprometido e transformador. Fazer parte da elaboração de um protocolo internacional de gênero é assumir a responsabilidade de contribuir para que cidades de toda a América Latina avancem juntas. Juiz de Fora reafirma seu compromisso com a equidade, a inclusão e o protagonismo das mulheres em todas as esferas”, destaca a coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria Especial das Mulheres, Ana Carolina Sales.

A construção do Protocolo de Gênero vem sendo desenvolvida pela Unidade Temática de Gênero do Mercocidades desde o ano passado, quando Juiz de Fora também foi reconhecida como referência regional em boas práticas de políticas públicas para mulheres. Desde então, o município tem fortalecido a troca de experiências e o diálogo com outras cidades latino-americanas.

Em 2025, teve início o processo formal de elaboração do documento, reunindo lideranças e gestoras e gestores de governos locais de diversos países. Participaram representantes de cidades brasileiras e de nações como Argentina, Bolívia e Chile, em um espaço de escuta e colaboração que permitiu discutir diferentes vivências e realidades territoriais que atravessam a experiência das mulheres.

O documento final, que será disponibilizado para toda a rede Mercocidades, servirá como referência para que os governos locais desenvolvam, ampliem e institucionalizem políticas públicas de gênero, garantindo diretrizes comuns, troca contínua de aprendizados e o fortalecimento da agenda de equidade na região.




 IMPRIMIR 
11/9/2026 - FUNALFA
PJF divulga projetos selecionados para a última cessão de uso dos estúdios do Polo JF Cine em 2026
11/9/2026 - SE
5º LiterArte reúne apresentações artísticas, exposição e atividades formativas
11/9/2026 - PREFEITURA
Juiz de Fora sedia 9ª Escola de Resiliência de Mercocidades com representantes de cidades da América do Sul
11/9/2026 - SE
Secretaria de Educação promove seminário voltado à educação inclusiva
11/9/2026 - SAS
COMSEA-JF passa a emitir o atestado de existência e funcionamento das Cozinhas Solidárias de Juiz de Fora a partir do dia 11
11/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede em avenida do bairro Ponte Preta nesta segunda-feira, 14
10/9/2026 - SESUC
Projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas leva atividades à E.M. Cosete de Alencar
10/9/2026 - SE
Secretaria de Educação informa alteração no expediente nesta sexta-feira, 11
10/9/2026 - FUNALFA
Prefeitura apoia preparação de produtoras para a MAX Minas Audiovisual
10/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem mais de 800 oportunidades de emprego
10/9/2026 - SEDH
Praça da Estação recebe feira que celebra diversidade religiosa e culturas de diferentes países neste sábado, 12
10/9/2026 - SESUC
Capacitação continuada: Guarda Municipal recebe treinamento para padronização de atuação
10/9/2026 - SS
Farmácia Central promove ação do Setembro Amarelo nesta sexta-feira, 11
9/9/2026 - SEDH
PJF divulga entidades inscritas para integrar o Comitê Pop Rua-JF
9/9/2026 - SEDIC
Com grandes eventos, como o Unicorn Summit South America 2026, Juiz de Fora se consolida como a Cidade da Inovação
9/9/2026 - SEDUPP
Reconhecimento internacional na proteção à infância: Juiz de Fora participa da Urban95 Academy Network
9/9/2026 - SEDIC
Mutirão do Mercado Livre em parceria com a Prefeitura oferece salário de até R$ 2,4 mil e benefícios
9/9/2026 - SDA
Circuito de Eventos Agropecuários de Juiz de Fora encerra programação com dois torneios em Pirapetinga e Filgueiras neste fim de semana
8/9/2026 - PREFEITURA
Programa Compra Assistida - Mais de mil famílias rumo à moradia digna em Juiz de Fora
8/9/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora e Girl Up Brasil promovem atividade sobre mudanças climáticas e gênero no bairro Nova Era I
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora