Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 5/2/2026 - 09:48


4. Educação de Qualidade
10. Redução das Desigualdades


SE inicia neste sábado, 7, capacitação presencial do Pacto Mineiro Pela Alfabetização



Portal de Notícias PJF | SE inicia neste sábado, 7, capacitação presencial do Pacto Mineiro Pela Alfabetização | SE - 5/2/2026

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (SE PJF) inicia neste mês a formação presencial do Pacto Mineiro pela Alfabetização, ação que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a alfabetização na idade certa e apoiar a recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na Rede Municipal, as etapas presenciais acontecem nos dias 7, 21 e 28 de fevereiro, com carga horária total de 24 horas, distribuídas nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h. Para a Rede Estadual e para municípios adjacentes, a formação será realizada nos dias 3, 19 e 20 de fevereiro, com a mesma carga horária.

Os encontros serão conduzidos por multiplicadores da Rede Municipal, servidores da Secretaria de Educação que participaram, no último ano, da formação do Pacto Mineiro pela Alfabetização realizada em Belo Horizonte. Após essa etapa, os profissionais também participaram de momentos de discussão e alinhamento dos conteúdos do Pacto, com foco na preparação para a atuação junto às equipes escolares.

O Pacto Mineiro pela Alfabetização é uma política pública do Governo de Minas Gerais, executada com recursos federais, voltada à garantia da alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além do fortalecimento das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano. A proposta está alinhada às diretrizes curriculares e às ações pedagógicas já desenvolvidas no município no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A formação está organizada em duas frentes. A primeira é destinada aos professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com foco nos processos de alfabetização. A segunda é voltada aos docentes do 3º, 4º e 5º anos, com ênfase na recomposição e no fortalecimento das aprendizagens.

A formação integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Pacto Mineiro pela Alfabetização, em consonância com as diretrizes nacionais e estaduais e com as políticas educacionais implementadas pela Rede Municipal de Ensino.




 IMPRIMIR 
16/4/2026 - SEDH
Workshop sobre escuta especializada fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes em Juiz de Fora
16/4/2026 - SS
Amazônia, Vale Verde e Condomínio Parque das Bromélias integram a rota de do combate às arboviroses nesta quinta, 16
15/4/2026 - FUNALFA
Juiz de Fora revisita sua vocação para a cultura em livro sobre o Cine-Theatro Central
15/4/2026 - SAS
​Beneficiários do Bolsa Família em Juiz de Fora receberão pagamento antecipado nesta quinta-feira, 16
15/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede de água no Marilândia nesta quinta-feira, 16
15/4/2026 - SEDUPP
Fiscalização realiza doação de 1.151 pares de óculos para Associação dos Cegos de Juiz de Fora
15/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de estágio para a Sala do Empreendedor e outras oportunidades de emprego
15/4/2026 - SS
Combate ao Aedes aegypti avança: Mariano Procópio retorna, São Mateus e Serro Azul entram na programação nesta quarta, 15
15/4/2026 - SDA
Equipe da SDA participa de palestras sobre atuação profissional em Nutrição e Medicina Veterinária em instituições de ensino de Juiz de Fora
15/4/2026 - SS
Secretaria de Saúde promove ação de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
14/4/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contratos para três obras emergenciais de contenção no Carlos Chagas, Dom Bosco e Bonfim
14/4/2026 - SEDIC
Sala do Empreendedor realiza seminário sobre presença digital e vendas on-line
14/4/2026 - SS
“Agora Tem Especialistas”: 1.788 procedimentos realizados e fim da fila por tomografia em Juiz de Fora
14/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede de água na estrada Ribeirão das Rosas, na região Norte, nesta quarta-feira, 15
14/4/2026 - SS
Graminha, Realeza, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Condomínio Portal do Aeroporto entram na rota do combate ao Aedes aegypti nesta terça, 14
14/4/2026 - SMU
Prefeitura retoma itinerário completo da linha 300 – Campo Alegre / Via Granjas Primavera após novas vistorias
14/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de operador de caixa e outras oportunidades de emprego
14/4/2026 - SAS
Público atendido pela rede socioassistencial participa de capacitação em desinfecção hospitalar em Juiz de Fora
14/4/2026 - SEBEAL
Secretaria do Bem-Estar Animal da PJF recebe visita técnica de equipe da Prefeitura de São João del-Rei
13/4/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora firma parceria com Conselhos de Arquitetura e Urbanismo para auxiliar na captação de recursos para a reconstrução da cidade
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora