Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 9/4/2026 - 17:58


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Nova lista do Passe Livre Estudantil é divulgada: Prefeitura já entregou mais de 3,8 mil cartões neste ano



Portal de Notícias PJF | Nova lista do Passe Livre Estudantil é divulgada: Prefeitura já entregou mais de 3,8 mil cartões neste ano | SMU - 9/4/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já entregou mais de 3,8 mil cartões do Passe Livre Estudantil neste ano. Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) iniciou a distribuição de mais credenciais para as instituições de ensino. A entrega será realizada novamente no local onde os estudantes estão matriculados. Uma nova lista com os nomes desses alunos está disponível no site.

 
Os cartões chegarão pendentes de ativação. Por isso, será preciso realizar o cadastramento da biometria facial para o desbloqueio antes de dar início ao uso. Esses estudantes correspondem a uma parte das pessoas que solicitaram o direito. Outros pedidos estão em avaliação e novos cartões seguem em produção.
 

Confira a lista de novos cadastrados com cartão disponível para retirada 

 

Após a distribuição, será de responsabilidade das instituições de ensino realizar a entrega das credenciais que dão direito à gratuidade no transporte coletivo urbano de Juiz de Fora. A gratuidade é oferecida para que os estudantes da rede pública de ensino se desloquem entre sua residência e o local onde estudam.

Cadastramento obrigatório

Os estudantes que já possuem o cartão devem ficar atentos. Para garantir o funcionamento do Passe Livre Estudantil no período letivo de 2026, é necessário realizar o cadastro obrigatório. O formulário está disponível na plataforma on-line no site da Prefeitura. O procedimento também pode ser realizado presencialmente em qualquer unidade do Diga.

  1. Clique no link para acessar a plataforma;

  2. Cadastre-se com o e-mail ou a conta gov.br do estudante;

  3. Preencha os dados solicitados nos formulários;

  4. Insira os documentos solicitados e clique em “Criar Protocolo”.

O comprovante de matrícula utilizado deve ser referente ao período letivo de 2026. É possível acompanhar o andamento da solicitação dentro da plataforma. Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana fará a análise da documentação e enviará instruções sobre a entrega do cartão assim que ele estiver disponível.

Desbloqueio do cartão e cadastramento da biometria facial

Os estudantes devem realizar o desbloqueio do cartão a partir do cadastramento da biometria facial assim que estiverem com o cartão em mãos, antes mesmo de iniciar o uso. 

Os usuários do Passe Livre Estudantil podem usar um aplicativo de celular para a realização do cadastramento obrigatório da biometria facial. O aplicativo “Atlas Mob” está conectado ao sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano e vai cruzar os dados dos estudantes beneficiados. Assim, o cadastramento da biometria facial poderá ser feito remotamente pelo próprio usuário.

O cadastramento da imagem do estudante garante a exclusividade ao mesmo na utilização do benefício. Desta forma, será possível acompanhar se o cartão está sendo utilizado com a destinação correta, identificando possíveis irregularidades.

A foto deve ser feita com o enquadramento no rosto do estudante usuário do Passe Livre Estudantil, capturada em um ambiente bem iluminado e de preferência com fundo neutro. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários devem

procurar a Astransp na Rua Espírito Santo, 296 - Poço Rico ou pelo telefone (32) 3228-9700.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Baixe o Atlas Mob na loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Google Play);

  2. Acesse o aplicativo e clique em "Não tem conta? Cadastre-se";

  3. Insira seu email e a sua data de nascimento;

  4. Preencha o formulário com os dados do estudante e crie a sua senha;

Atenção! É necessário que os dados - principalmente o CPF - sejam do estudante beneficiado. Só assim o aplicativo consegue localizar o cadastro.

  1. Acesse seu email e clique no link para validar a sua conta. Após essa etapa, você será direcionado novamente para o app;

  2. Faça login na conta que você criou e clique em "Alteração de foto";

  3. Neste momento, faça uma foto do rosto do estudante que usa o cartão e confirme!

Baixe o app:

App Store

Google Play

O Passe Livre Estudantil é um direito dos cidadãos de Juiz de Fora, por isso, o formulário segue aberto, assim como os novos cadastros seguem sendo analisados. Esse é mais um grande passo para garantir aos cidadãos o direito à cidade, que inclui, é claro, o direito à mobilidade. 

Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato pelo telefone (32) 2104-8531 ou procurar qualquer unidade do DIGA para atendimento.

 








 IMPRIMIR 
9/4/2026 - SMU
Fiscalização Viária reforçada: agentes de transporte e trânsito recebem oito novas motocicletas
9/4/2026 - SMU
Nova lista do Passe Livre Estudantil é divulgada: Prefeitura já entregou mais de 3,8 mil cartões neste ano
9/4/2026 - EMPAV
Empav inicia recapeamento de novo trecho da Avenida JK e reforça melhorias na mobilidade urbana
9/4/2026 - PREFEITURA
Primeiro aniversário de reinauguração do Mercado Municipal conta com programação especial
9/4/2026 - SEL
Confira o calendário dos jogos da Copa Prefeitura de Futsal 2026 na próxima semana
9/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para motorista e outras oportunidades de emprego
9/4/2026 - SEDH
PJF e CMDCA lançam edital para seleção de propostas do projeto “De Boa na Cidade”
8/4/2026 - SEDH
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente elege nova Mesa Diretora para o biênio 2026-2027
8/4/2026 - SS
Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra gripe neste sábado, 11, para públicos prioritários
8/4/2026 - SEL
PJF abre vagas para atletismo e iniciação paradesportiva na UFJF e na Praça Agassis
8/4/2026 - SMU
PJF realiza novas melhorias nos itinerários e horários de linhas de ônibus
8/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Técnico em Segurança do Trabalho e outras oportunidades de emprego
8/4/2026 - SS
PJF amplia horário de funcionamento da sala de vacinas do Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA)
8/4/2026 - SEDUPP
Fiscalização apreende mais de 400 itens em ação da Operação Comércio Legal, no Centro
7/4/2026 - DEMLURB
Demlurb conclui ciclo de palestras sobre o combate à violência contra a mulher
7/4/2026 - FUNALFA
Exposição “Cores Invisíveis” propõe reflexão sobre paisagem, percepção e tecnologia na Galeria Nívea Bracher
7/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em poço artesiano de Dias Tavares, na próxima quinta-feira, 9
7/4/2026 - SEDH
Secretaria de Direitos Humanos promove capacitação para entidades que receberão emendas parlamentares
7/4/2026 - SEDIC
SEDIC realiza ações de apoio à recuperação de empreendimentos afetados pelas chuvas em Juiz de Fora
7/4/2026 - FUNALFA
Com apoio do Instituto de Zeca Pagodinho, projeto em Juiz de Fora transforma a vida de crianças por meio do samba
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora