Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 22/4/2026 - 16:16


4. Educação de Qualidade

Passe Livre Estudantil: Prefeitura avança na distribuição e já soma 4,6 mil cartões emitidos em 2026



Portal de Notícias PJF | Passe Livre Estudantil: Prefeitura avança na distribuição e já soma 4,6 mil cartões emitidos em 2026 | SMU - 22/4/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) emitiu mais de 4,6 mil cartões do Passe Livre Estudantil neste ano. Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) iniciou a distribuição de mais credenciais para as instituições de ensino. A entrega será realizada novamente no local onde os estudantes estão matriculados. Uma nova lista com os nomes desses alunos está disponível no site.

Os cartões chegarão pendentes de ativação. Por isso, será preciso realizar o cadastramento da biometria facial para o desbloqueio antes de dar início ao uso. Esses estudantes correspondem a uma parte das pessoas que solicitaram o direito. Outros pedidos estão em avaliação e novos cartões seguem em produção.

Confira a lista de novos cadastrados com cartão já em distribuição

Após a distribuição, será de responsabilidade das instituições de ensino realizar a entrega das credenciais que dão direito à gratuidade no transporte coletivo urbano de Juiz de Fora. A gratuidade é oferecida para que os estudantes da rede pública de ensino se desloquem entre sua residência e o local onde estudam.

Cadastramento obrigatório

Os estudantes que já possuem o cartão devem ficar atentos. Para garantir o funcionamento do Passe Livre Estudantil no período letivo de 2026, é necessário realizar o cadastro obrigatório. O formulário está disponível na plataforma on-line no site da Prefeitura. O procedimento também pode ser realizado presencialmente em qualquer unidade do Diga.

  1. Clique no link para acessar a plataforma;

  2. Cadastre-se com o e-mail ou a conta gov.br do estudante;

  3. Preencha os dados solicitados nos formulários;

  4. Insira os documentos solicitados e clique em “Criar Protocolo”.

O comprovante de matrícula utilizado deve ser referente ao período letivo de 2026. É possível acompanhar o andamento da solicitação dentro da plataforma. Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana fará a análise da documentação e enviará instruções sobre a entrega do cartão assim que ele estiver disponível.

Desbloqueio do cartão e cadastramento da biometria facial

Os estudantes devem realizar o desbloqueio do cartão a partir do cadastramento da biometria facial assim que estiverem com o cartão em mãos, antes mesmo de iniciar o uso. 

Os usuários do Passe Livre Estudantil podem usar um aplicativo de celular para a realização do cadastramento obrigatório da biometria facial. O aplicativo “Atlas Mob” está conectado ao sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano e vai cruzar os dados dos estudantes beneficiados. Assim, o cadastramento da biometria facial poderá ser feito remotamente pelo próprio usuário. O cadastramento da imagem do estudante garante a exclusividade ao mesmo na utilização do benefício. Desta forma, será possível acompanhar se o cartão está sendo utilizado com a destinação correta, identificando possíveis irregularidades.

A foto deve ser feita com o enquadramento no rosto do estudante usuário do Passe Livre Estudantil, capturada em um ambiente bem iluminado e de preferência com fundo neutro. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários devem procurar a Astransp na Rua Espírito Santo, 296 - Poço Rico ou pelo telefone (32) 3228-9700.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Baixe o Atlas Mob na loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Google Play);

  2. Acesse o aplicativo e clique em "Não tem conta? Cadastre-se";

  3. Insira seu email e a sua data de nascimento;

  4. Preencha o formulário com os dados do estudante e crie a sua senha;

Atenção! É necessário que os dados - principalmente o CPF - sejam do estudante beneficiado. Só assim o aplicativo consegue localizar o cadastro.

  1. Acesse seu email e clique no link para validar a sua conta. Após essa etapa, você será direcionado novamente para o app;

  2. Faça login na conta que você criou e clique em "Alteração de foto";

  3. Neste momento, faça uma foto do rosto do estudante que usa o cartão e confirme!

Baixe o app:

 App Store

Google Play

O Passe Livre Estudantil é um direito dos cidadãos de Juiz de Fora, por isso, o formulário segue aberto, assim como os novos cadastros seguem sendo analisados. Esse é mais um grande passo para garantir aos cidadãos o direito à cidade, que inclui, é claro, o direito à mobilidade. 

Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato pelo telefone (32) 2104-8531 ou procurar qualquer unidade do DIGA para atendimento.

 




 IMPRIMIR 
22/4/2026 - SEBEAL
SEBEAL realiza evento de adoção no Parque Halfeld neste sábado, 25
22/4/2026 - SEDH
Educação em Direitos Humanos nas escolas é tema de curso com inscrições abertas
22/4/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura avança na distribuição e já soma 4,6 mil cartões emitidos em 2026
22/4/2026 - SEL
SEL parabeniza Gabrielzinho por título de “Melhor Atleta com Deficiência”
22/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga de Trancista e outras oportunidades de emprego
22/4/2026 - SEL
SEL divulga boletim da participação de Juiz de Fora no JEMG
22/4/2026 - CESAMA
Cesama realiza remodelação de rede de esgoto em rua do bairro Furtado de Menezes
22/4/2026 - SS
Atividades de combate à dengue alcançam dez bairros e três condomínios nesta quarta-feira, 22
22/4/2026 - SEDH
PJF abre inscrições para curso de português voltado a migrantes e refugiados
20/4/2026 - CESAMA
Cesama dá continuidade à interligação de rede de água em estrada da Região Norte nesta quarta-feira, 22
20/4/2026 - SDA
Terra Boa: inscrições abertas para os produtores interessados no adubo orgânico para o mês abril
20/4/2026 - DEMLURB
Demlurb supera 350 vias atendidas após chuvas e intensifica ações de limpeza em Juiz de Fora
20/4/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe o show “Minhas Esquinas”, com Ricardo Itaborahy, no Mercado Cultural AICE
20/4/2026 - PREFEITURA
PJF realiza Operação Recomeço com foco no acolhimento e assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade
17/4/2026 - PREFEITA
Prefeitura assina contrato de projeto executivo do Novo HPS e homologa licitação de obra de macrodrenagem em Santa Luzia
17/4/2026 - SEL
Parque Municipal tem programação especial para o final de semana e feriado de Tiradentes
17/4/2026 - SEDUPP
Operação Comércio Legal apreende mais de 3,8 mil itens irregulares no Centro
17/4/2026 - SEDUPP
Fiscalização realiza nova interdição de estabelecimento na Avenida Rui Barbosa após descumprimento de TAC
17/4/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil interdita Estrada Athos Branco da Rosa no Parque Serra Verde
17/4/2026 - SG
Macrodrenagem na bacia do Córrego São Pedro: inventário florestal tem início neste fim de semana no bairro Vale do Ipê
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora