Produtores rurais de Juiz de Fora participaram, na tarde desta sexta-feira, 24, de um Dia de Campo voltado à qualificação técnica em práticas fundamentais para o desempenho das lavouras, como análise de solo, uso de corretivos e aplicação eficiente de fertilizantes. A atividade foi realizada na Associação de Produtores de Pires, em parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) da Prefeitura de Juiz de Fora.
A capacitação foi conduzida pelos extensionistas da Emater-MG, Márcio Fávero e Cândido Antônio Rocha da Silva, e contou com etapa teórica e demonstração prática de amostragem de solo em campo. Durante a atividade, os técnicos orientaram os participantes sobre estratégias para correção e conservação da fertilidade do solo, com foco na redução de desperdícios, otimização do uso de insumos e diminuição de custos de produção.
Para o produtor Leandro Serpa, a iniciativa representa uma ferramenta estratégica para o planejamento da propriedade. “É sempre bom ter esses momentos para aprimorar o conhecimento. A análise de solo reduz muito as despesas. No ano passado, eu planejava comprar calcário porque a terra parecia ruim, mas a análise mostrou que ela estava ótima. Isso gera uma economia enorme. Já faço o monitoramento anual no canavial e na capineira, e agora vou incluir o pasto para melhorar a propriedade”, relatou.
Participando pela primeira vez de uma oficina técnica, o produtor José Eduardo Ribeiro destacou a relevância da ação para solucionar desafios produtivos. “O treinamento foi excelente. Sempre busquei uma oportunidade como essa para aprender a fazer a análise na minha plantação de amora. Tenho áreas que não se desenvolvem, mesmo com adubação, e quero descobrir a causa real para corrigir o problema”, afirmou.
A realização do Dia de Campo reforça o compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora e da Emater-MG com a difusão de conhecimento técnico, a promoção da sustentabilidade e o aumento da competitividade do setor agropecuário local. Para o mês de maio, estão previstas novas capacitações voltadas à produção de café e à alimentação de bovinos no período de estiagem.