

Na campanha do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio à amamentação, o Banco de Leite Humano (BLH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reforça a importância desse gesto de solidariedade e convida mulheres que estão amamentando e possuem leite em quantidade superior à necessidade do próprio bebê a se tornarem doadoras.
O leite humano doado é destinado principalmente a recém-nascidos prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais. Para esses bebês, muitas vezes, o leite materno é fundamental para a recuperação, o desenvolvimento e a saúde. O Banco de Leite Humano de Juiz de Fora atende unidades neonatais do município e também da região.
Estoque baixo reforça necessidade de doações
Atualmente, o serviço está com o estoque reduzido e precisa ampliar a rede de doadoras. “O leite materno doado é essencial para alimentar recém-nascidos prematuros, que muitas vezes dependem exclusivamente desse leite para recuperação e desenvolvimento saudável”, destaca Fernanda Pavan, supervisora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora.
A doação pode ser feita por mulheres que estejam saudáveis, não utilizem medicamentos incompatíveis com a amamentação e tenham produção de leite excedente. Todo o processo é orientado pela equipe do Banco de Leite Humano, desde o cadastro até a coleta.
Saiba como doar
Para facilitar a doação, o serviço disponibiliza gratuitamente os frascos esterilizados e realiza a coleta do leite na residência da doadora. As orientações, o cadastro e o agendamento da coleta podem ser feitos por ligação telefônica ou por WhatsApp, pelo número (32) 3690-7436.
Mais do que uma doação, cada frasco de leite humano pode representar uma oportunidade de recuperação para um bebê que ainda não pode ser amamentado pela própria mãe. Por isso, neste Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde (SS) reforça o convite: se você amamenta e tem leite excedente, esse leite pode ajudar a salvar vidas. O Banco de Leite Humano funciona no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), na Rua São Sebastião, 772, 3º andar, no Centro.