Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 5/11/2026 - 17:51


10. Redução das Desigualdades

Projeto Nossa Escola amplia atividades para estudantes da EJA



Portal de Notícias PJF | Projeto Nossa Escola amplia atividades para estudantes da EJA | SESUC - 5/11/2026

Um novo público passou a integrar as atividades do projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”. Nesta quarta-feira, 4, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do período noturno da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas, participaram de um encontro com abordagem sobre pertencimento racial positivo. A atividade teve como objetivo ampliar a compreensão dos participantes sobre suas raízes étnicas, além de fortalecer a autoestima e valorizar a identidade racial.

O pertencimento racial positivo busca estimular o orgulho, a conexão e a valorização da própria identidade racial. Para trabalhar o tema com os estudantes da EJA, a atividade teve como referência a obra Humanae, da fotógrafa brasileira Angélica Dass, composta por retratos de pessoas de diferentes etnias. No projeto, a artista relaciona os diferentes tons de pele à escala internacional de identificação de cores Pantone, propondo uma reflexão sobre a diversidade racial presente na sociedade.

“A ideia foi despertar o conhecimento sobre as questões que orbitam a construção de identidade e os efeitos subjetivos trazidos pela dissimulação do racismo presente na escolha de um dito lápis cor de pele. Diante da variedade de tons de pele que existem, é impossível ter um único lápis que represente a pele humana. Com isso, concluímos que entender a diversidade possibilita um novo modo de olhar e de se chegar à consciência racial”, afirmou a assessora da Secretaria de Segurança Urbana (Sesuc), Charline Juvenal.

Este foi o primeiro encontro com os estudantes da EJA, ocasião em que também foi apresentado o projeto “Nossa Escola”, desenvolvido na unidade desde 2022 com alunos do ensino fundamental. A iniciativa é realizada pelas secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE) e busca fortalecer a escola como espaço de cidadania e cultura de paz, trabalhando temas como pertencimento, relações interpessoais e prevenção às violências.

Alinhado ao Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, o projeto integra as ações de segurança cidadã do município. Nesse contexto, Juiz de Fora foi uma das 30 cidades brasileiras contempladas com uma unidade do Centro de Convivência pela Vida (CONVIVE), que será instalada no Parque das Águas, território onde a iniciativa Nossa Escola teve seu projeto-piloto. O equipamento busca prevenir a violência por meio da promoção da cultura de paz, da inclusão social e da cidadania.


 



 IMPRIMIR 
6/11/2026 - SMU
Shows no Estádio Municipal: trânsito e ônibus terão operação especial neste sábado, 7
6/11/2026 - SETUR
Educatur promove educação patrimonial para mais de 200 alunos da rede municipal
6/11/2026 - SDA
PJF e UFJF promovem capacitação gratuita sobre rotulagem de alimentos para produtores do município
6/11/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza 37 demolições em Juiz de Fora nesta semana
6/11/2026 - SS
Nota à imprensa - UPA Norte
6/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga inscrições para o programa Jovens em Ação Climática até às 17h desta sexta-feira, 6
6/11/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Alessandra Crispin para show de lançamento do EP “Pode chegar com o amor”
6/11/2026 - SEDIC
Juiz de Fora registra saldo positivo de 567 empregos em setembro
5/11/2026 - EMCASA
EMCASA recebe estudantes de Arquitetura da UFSJ para troca de experiências sobre assistência técnica e habitação social
5/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola amplia atividades para estudantes da EJA
5/11/2026 - SEDIC
Vagou JF conta com novas oportunidades de emprego nesta quinta-feira, 5
5/11/2026 - PREFEITURA
Prefeita Margarida Salomão anuncia mudanças no secretariado municipal
4/11/2026 - MEIO AMBIENTE
Inscrições para o programa Jovens em Ação Climática terminam nesta quinta-feira, 5
4/11/2026 - SDA
Juiz de Fora sedia 4º Seminário de Apicultura e Meliponicultura da Zona da Mata
4/11/2026 - SEDIC
Vagou JF reúne mais de 510 oportunidades de emprego
4/11/2026 - SS
PJF realiza segunda etapa da vacinação antirrábica animal em 38 locais neste sábado, 7
3/11/2026 - SESUC
Projeto Nossa Escola trabalha cooperação e resiliência com estudantes
3/11/2026 - MULHERES
Programa Mulheres Líderes oferece formação gratuita para mulheres no bairro Linhares
3/11/2026 - EMCASA
Comunidade em Movimento certifica participantes de cursos profissionalizantes no bairro Ponte Preta
3/11/2026 - SEDUPP
Praça do Alto dos Passos ganha novas cores com o projeto “É Nóis na Praça”
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora