NOTÍCIAS:SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 11/6/2018 - 18:00

Plataforma para consulta prévia online vence o “Hackathon – JF Inteligente”

Portal de Notícias PJF | Plataforma para consulta prévia online vence o “Hackathon – JF Inteligente” | SEDETTUR - 11/6/2018
A busca por soluções eficientes para melhorar o atendimento aos cidadãos e a qualidade de vida na cidade motivou mais de 40 pessoas a participarem da maratona tecnológica “Hackathon – JF Inteligente” no final de semana. De um lado, os desafios de secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na prestação de serviços. De outro, jovens de diversas áreas, interessados em mudar a realidade, aplicando conhecimento para resolver os problemas, através da colaboração. O resultado surpreendeu participantes e jurados, com apresentação de inovações aplicáveis, premiadas com valores de R$ 1.500, R$ 1.000 e R$ 500, respectivamente, mais bolsa de estudos, aos três primeiros lugares.

Vencedores do primeiro “Hackathon”, com o tema “Cidade Inteligente”, realizado em Juiz de Fora, a equipe “Abstrata” escolheu atuar no processo de consulta prévia para edificações, que antecede o início dos trabalhos de elaboração do projeto e licença para construir na cidade. Juntos, os cinco integrantes desenvolveram a plataforma “APA”, que informa instantaneamente, com base nas leis vigentes, se a implantação da edificação em questão é permitida na localização pretendida. “O principal benefício é o tempo. A resposta ao cidadão, que hoje pode levar até dez dias, na plataforma é na hora”, explicou Alisson Rubim, analista de desenvolvimento do time. Membro da equipe, Gevalmir Faciroli é da área jurídica, e contou que o interesse em participar do “Hackathon” surgiu ao ver a tecnologia ser introduzida no Direito, e não querer ficar fora disso: “Quis participar pela vontade de empreender no Direito e pensar soluções que fujam do processo tradicional, assim como o nosso projeto (APA) fugiu do que acontece há muito tempo, e que pode ter inovação”, explicou.

“Identificamos a oportunidade através da escuta de representantes da Prefeitura, que apresentaram esta demanda. Eles já trouxeram exemplos de cidades que tinham plataformas parecidas. Inovamos na tecnologia, para criar algo que fosse aplicável na cidade de Juiz de Fora.” Em segundo lugar, a plataforma “E-vade” pretende mitigar a evasão escolar de jovens do ensino médio, cruzando bancos de dados disponíveis na Prefeitura. Na prática, a
solução permite o acesso ao histórico socioeconômico do aluno, buscando identificar aqueles com maior probabilidade de abandono dos estudos, possibilitando o planejamento de ações preventivas por parte do poder público.

Em terceiro lugar, no eixo “segurança”, o “JF de Olho” é um aplicativo para registro e acompanhamento de ocorrências, que visa tornar a cidade mais segura, com a integração de outros projetos municipais, como o “Olho Vivo”. “Tivemos 24 horas de trabalho intenso, que resultou em propostas que podem ser aproveitadas para melhorar a eficiência do poder público e alargar o espaço da cidadania, através de um serviço mais eficiente, que possa ser mais diretamente fiscalizado pelo cidadão. E, além de tudo, a iniciativa revela a continuidade de uma colaboração entre o Município, a universidade e todas as entidades envolvidas, no sentido de buscar soluções para o desenvolvimento regional”, destacou o diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ignácio Godinho Delgado.

Prefeitura aposta na tecnologia

Um dos jurados do Hackathon, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Rômulo Veiga, lembrou de iniciativas da Prefeitura para, por meio da tecnologia, aproximar o poder público dos cidadãos, a exemplo da oferta de aplicativos como Waze, CittaMobi, Colab.re, que contribuíram para que Juiz de Fora fosse considerada a primeira do Brasil no “Ranking de Serviços Inteligentes ao Cidadão” (Teleco, 2018). Para o agente de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado de Minas Gerais (Sedectes), Jeremias Rodrigues, “a realização de um ‘Hackathon’ de smart city (cidade inteligente) para uma cidade que já vem se destacando nesse sentido é um desafio maior ainda. E o resultado não poderia ser melhor. As soluções propostas são excelentes, aplicáveis e viáveis, e só tende a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Juiz de Fora.”

O “Hackathon – JF Inteligente” foi uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Regional Zona da Mata e Vertentes, Sedectes, UFJF, por meio do Critt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata) e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), com o apoio da PJF, Juiz de Fora e Região Convention e Visitors Bureau, Grupos de Educação Tutorial (GET) Ciência da Computação e Engenharia da Computação e Departamento de Ciências da Computação.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo teleofne 3690-8341.

21/2/2019 - SARH
Médicos – PJF divulga edital para processo seletivo
21/2/2019 - SAA
Preço da cesta básica nacional tem queda de 4,75%