NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 17/4/2019 - 17:32

“PVE” realiza primeiro ciclo de atividades de 2019 na zona rural

Portal de Notícias PJF | “PVE” realiza primeiro ciclo de atividades de 2019 na zona rural | SE - 17/4/2019
Ao longo desta semana, estão sendo realizadas reuniões do primeiro ciclo de atividades da edição 2019 do programa “Parceria pela Valorização da Educação (PVE)”, presente em mais de cem municípios no Brasil e realizado pelo Instituto Votorantim e outras empresas no país que fazem parceria com o poder público em prol da educação. Em Juiz de Fora, onde acontece pelo quarto ano consecutivo, esta parceria conta com as participações da Nexa (ex-Votorantim Metais) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Educação (SE), com o apoio da Secretaria de Comunicação Pública (Secom). O principal objetivo é a construção de uma educação de excelência, pautada pela ética, pelo respeito e pela promoção de alianças.

Na manhã desta terça-feira, 16, a formadora do PVE, Ângela Luiz Lopes, acompanhada por representantes da Nexa e da PJF, foi até a Escola Municipal (E.M.) “Professora Helena Antipoff”, em Rosário de Minas, para ambientação com comunidade. Na parte da tarde, a equipe de mobilização realizou a reunião do primeiro ciclo de atividades, na E.M. “Padre Wilson”, em Igrejinha. O evento contou com a presença da secretária de Educação, Denise Vieira Franco, e da subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Andréa Borges de Medeiros.

Para Ângela, “esta nova estratégia do PVE este ano, olhando para os bairros de zona rural, deverá ser inspiração para outras localidades, uma vez que, em um município grande como Juiz de Fora, é bem complexo mobilizar as lideranças. Queremos propor atividades direcionadas para os jovens, aproveitando o capital humano destas comunidades”.

Estiveram presentes no encontro lideranças comunitárias, representantes de escolas da zona rural, da PJF e da Nexa. Foram feitas dinâmicas de grupo, nas quais os participantes conheceram um pouco mais sobre o projeto e contribuiram com ideias para ações que poderão ser aplicadas na edição deste ano.

Na segunda-feira, 15, foram realizadas reuniões, no Centro de Formação do Professor (CFP), pela equipe de formação com técnicos da SE e gestores de escolas da rede municipal. Foram apresentadas questões relacionadas à edição deste ano, com foco currículo escolar.

PVE na zona rural

O foco de ações do PVE este ano, no município, está sendo voltado para a zona rural, nos bairros de Igrejinha (e entorno), Humaitá, Valadares, Penido e Rosário de Minas.

O programa funciona a partir de duas frentes de trabalho: formação, que tem o objetivo de capacitar diretores e coordenadores das escolas participantes; e mobilização social, que possibilita e estimula a maior participação da comunidade nas decisões e ações que têm impacto na aprendizagem das crianças e jovens dos municípios. Este segundo grupo é formado por lideranças comunitárias e locais, jovens, famílias, representantes de instituições e outros atores destas comunidades com interesse em contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da educação em suas regiões. Este grupo vai criar, articular, propor e mobilizar atividades e ações nestas comunidades em prol da educação.

Nesta quarta-feira, 17, estão sendo realizados mais dois encontros com as equipes de formação para o encerramento do primeiro ciclo.

Foto:Divulgação

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro