NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 18/9/2019 - 18:00

Portal de Notícias PJF | Mostra na Biblioteca Municipal destaca resistência feminina através da literatura | FUNALFA - 18/9/2019
A força feminina expressa por meio da literatura é o mote da exposição "Não sou Flor que se Cheire", na Biblitoeca Municipal "Murilo Mendes" (Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro). Com curadoria da jornalista Thaís Pifano, a exposição reúne 19 livros de autoras internacionais, brasileiras e juiz-foranas, que abordam a temática da violência contra a mulher, tanto na forma de agressão física, que, muitas vezes, culmina em morte, quanto nas restrições impostas por uma sociedade sexista e machista. Nas publicações selecionadas, as autoras relatam suas condições e destacam a sabedoria e a força feminina na defesa de direitos fundamentais e na busca por espaço, igualdade e liberdade.

Conforme Thaís, a ideia é chamar a atenção dos visitantes e dos frequentadores da biblioteca para este tema, que é tão atual no Brasil, considerado um dos países mais violentos em relação às mulheres. A iniciativa busca incentivar a leitura dos livros expostos, com objetivo de aprofundar as discussões e reflexões. Ela cita que, em 2017, a taxa global de feminicídios foi de 2,3 mortes para cada cem mil mulheres. Em solo brasileiro, é de quatro mulheres mortas: "A luta feminina é diária. Há lugares que não podemos frequentar, ruas nas quais não podemos passar, horas em que não podemos transitar e roupas que não podemos vestir. Avançamos bastante na pauta feminista, mas ainda temos longo caminho a percorrer. Por isso, o direito de ser, conquistado com lutos e lutas, deve ser reiterado sempre. Ser mulher, torna-se, portanto, direito e dever.”

A mostra também conversa com o projeto “Redemoinho – Diálogos que Transformam”, realizado mensalmente na Biblioteca Municipal, e que, no dia 28, abordará o tema "Resistência Feminina". Gratuito e aberto a todos os interessados, o projeto acontece sempre no último sábado de cada mês, com objetivo de discutir temas que mobilizam a sociedade e perpassam o cotidiano.

Livros expostos

- "Lampião: a Beata Maria do Egito" – Rachel de Queiroz

- "Escolha o seu Sonho" – Cecilia Meireles

- "Quarto de Despejo. Diário de uma Favelada" – Carolina Maria de Jesus