NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 5/8/2021 - 17:04

Portal de Notícias PJF | Setur inicia construção participativa de roteiros turísticos em Juiz de Fora e região | SETUR - 5/8/2021
Uma das principais políticas da Secretaria de Turismo (Setur-JF) para a retomada do setor pós-pandemia, a Roteirização entra em uma nova etapa, envolvendo todo o trade para a construção de propostas participativas. O processo visa propor, aos diversos atores envolvidos com o turismo, orientações para a construção de roteiros que valorizem Juiz de Fora e municípios da região, integrando e organizando atrativos, equipamentos, serviços e infraestrutura turística. Interessados podem realizar as inscrições pelo link https://linktr.ee/jfeuteamo.

O grupo de trabalho (GT) “Roteirização” foi criado dentro do Fórum Permanente para a Retomada do Turismo na Instância de Governança Regional Caminho Novo”. Com reuniões iniciadas em julho, o grupo já possui roteiros sugeridos e priorizados para 2020/2021. São eles os Caminhos: da Gastronomia; das Cervejas Especiais; Radicais – esporte e aventura; dos “Museus”; da “Roça”; da Arquitetura e Patrimônio; do “Boteco”; das Compras; das Bicicletas; além da Rota “Estrada União Indústria. Os temas serão tratados em “subgrupos” criados a partir do GT. A entrega das primeiras propostas aconteceu em reunião realizada na última terça-feira, 3.

O secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, diz que a intenção é que os roteiros sejam lançados em novembro. “Temos um cronograma estabelecido, que inclui a discussão das propostas, desenvolvimento de uma identidade visual, processos burocráticos, jurídicos e financeiros, culminando no lançamento do programa, ainda este ano”. Marcelo destaca que, entre os objetivos da roteirização, estão o fortalecimento das identidades do destino turístico; o incentivo ao empreendedorismo e geração de renda e trabalho; o estímulo à criação de novos negócios e a expansão dos que já existem; a promoção do desenvolvimento regional e o fomento do papel social do turismo.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (Comtur), Alexandre Vaz, a roteirização é essencial no processo de retomada do turismo, voltado para a região. “A ferramenta dos roteiros é muito importante tanto para a população doméstica da cidade conhecer seus potenciais e gerar autoestima, como para a gente atuar fora da cidade trazendo turistas, de uma forma mais organizada e mais competitiva, se posicionando como um possível destino na hora que o turista estiver escolhendo para onde viajar”, destaca.

Fórum Permanente para a Retomada do Turismo na IGR Caminho Novo

Lançado nos cem dias do governo da prefeita Margarida Salomão, o “Fórum Permanente para a Retomada do Turismo na Instância de Governança Regional Caminho Novo” propõe que a retomada do setor de turismo na cidade aconteça de forma integrada entre órgãos, instituições, setores público e privado, discutindo ações que façam de Juiz de Fora um destino reconhecidamente seguro para os turistas, oferecendo produtos turísticos bem formatados, por meio de roteiros que ofereçam melhores experiências ao visitante. Para isso, o Fórum propõe iniciativas em três frentes: capacitação e empreendedorismo; certificação; e roteirização.

O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (Setur/PJF), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Circuito Turístico Caminho Novo (CTCN), em parceria do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (DPTur/UFJF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa