NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 1/10/2021 - 15:40

Guarda Municipal alerta sobre ocorrências com gambás

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal alerta sobre ocorrências com gambás  		 | SESUC - 1/10/2021
A equipe de proteção ambiental da Guarda Municipal encerrou o mês de setembro com 36 recolhimentos de animais silvestres em Juiz de Fora. Deste total, 26 foram gambás, sendo seis adultos e 20 filhotes. Três animais adultos e um filhote foram encontrados mortos. Apenas na tarde desta quinta-feira, 30, sete filhotes foram recolhidos, numa residência no bairro Nova Era II.

Diante da situação, a Guarda Municipal pede à população que não maltrate e machuque gambás vistos na área urbana. “Esta época do ano, entre setembro e novembro, é o período de reprodução da espécie, então as fêmeas costumam sair mais em busca de alimento, por isso são vistas com frequência na área urbana, revirando lixo ou rondando residências onde há presença de ração e restos que ela possa comer”, explica o supervisor de proteção ambiental, Jorge Santoro.

Os gambás são animais de hábitos noturnos e não representam riscos ao seres humanos. A orientação é deixá-los quietos durante o dia, enquanto dormem. Geralmente, eles partem à noite por conta própria. Não agrida, nem tente espantar estes animais, eles podem ser atropelados na fuga. Também não é recomendado mexer na ninhada, para não prejudicar os filhotes.

Outro cuidado importante é evitar deixar lixo exposto e retirar restos de rações de animais domésticos do alcance dos gambás. Também é recomendado vedar locais em que os gambás possam fazer ninhos como aberturas entre telhados e forros. Se o gambá já estiver acomodado em local que não traga transtorno, deixe-o escolher a hora adequada para sair. Esses animais não são nocivos e atuam no controle ecológico de pragas, como baratas, escorpiões e carrapatos.

O supervisor da Guarda lembra que maltratar animais é crime e quem for flagrado praticando o ato pode ser preso. De acordo com a lei de crimes ambientais (Lei 9.605/1998), a pena para quem mata, persegue ou caça animais da fauna silvestre pode ser de seis meses a um ano de detenção e multa.

Caso encontre um animal silvestre ferido ou em situação de perigo, a população deve acionar a equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, pelo telefone 153, no horário das 8h às 18h. A atividade acontece paralelamente às demais ações das equipes, por esta razão o atendimento segue alguns critérios de triagem.

Foto: Assessoria/PJF

Conscientização sobre o autismo na E. M. Professor Afonso Maria de Paiva
6/5/2024 - EMPAV
Cerâmica e outros 15 bairros são atendidos com os serviços de limpeza e poda de grama nesta segunda-feira, 6