NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 13/5/2022 - 16:14

Guarda Municipal participa de posto de comando na Festa Country

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal participa de posto de comando na Festa Country | SESUC - 13/5/2022

A Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), vai atuar nos dois dias de shows da Festa Country, realizada neste ano no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. As equipes serão distribuídas em pontos estratégicos junto aos fiscais de posturas municipais, da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividade Urbana (Sesmaur), e aos agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU). A GM também vai fazer parte do posto de comando montado pela Polícia Militar para coordenação das ações de segurança no local.

De acordo com o militar responsável pelo comando da unidade, capitão PM Straus, a instalação de um posto de comando visa a uniformizar as informações, fazendo o gerenciamento das demandas recebidas e repassadas às equipes operacionais que atuam num evento da complexidade da Festa Country. “O objetivo é obter uma ação integrada e garantir apoio aos agentes municipais, caso necessário, facilitando a troca de informações e realização de ações conjuntas”, afirma.

Colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social e auxiliar na segurança de grandes eventos são prerrogativas legais da Guarda Municipal, estabelecidas no Estatuto Geral das Guardas Municipais, lei 13022/2014, no capítulo que trata das competências do órgão.

A atuação integrada com as demais forças de segurança é prática corrente para a Guarda Municipal, que tem na prestação de apoio aos mais diferentes setores uma das principais características do seu trabalho. Tal integração é estimulada no sentido de se conjugar esforços para a busca de resultados mais efetivos na segurança pública, sendo inclusive, meta expressa do
Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora (Lei)

Além da atuação no evento, a Guarda segue com suas ações de rotina no patrulhamento preventivo de áreas públicas do município. Nesta sexta-feira, 13, equipes estão escaladas para apoio à Fiscalização de Posturas, em operação de ordenamento do comércio irregular na área central. Os serviços de Urgência e Emergência como o Pronto Atendimento Infantil (PAI), o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Regional Leste se mantiveram cobertos, com equipes fazendo ponto base nestes locais. Também houve lançamento de guardas nas ruas do Centro, no Alto dos Passos, no prédio sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na Casa da Mulher, no Procon e Restaurante Popular. Rondas motorizadas foram realizadas em espaços públicos a exemplo do Terminal Rodoviário Miguel Mansur, Cemitério Municipal, Praça da Estação, do Riachuelo, Antônio Carlos, Parque Halfeld, margens do Paraibuna. Paralelo aos empenhos nas ruas, servidores da Guarda atuam ainda na Central de Atendimento da Guarda Municipal, em escala 24h, e no Centro de Monitoramento de Câmeras do Olho Vivo.

28/5/2022 - SS
Nota de pesar
27/5/2022 - PREFEITURA
Prefeitura lança edital para Comissão Permanente do Comércio Popular