NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 27/5/2022 - 11:09

Caminho da Mortalidade Materna conscientiza população no Calçadão

Portal de Notícias PJF | Caminho da Mortalidade Materna conscientiza população no Calçadão | SS - 27/5/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), encerrando as comemorações pelo Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio, realiza nesta sexta-feira, 27, o Workshop: Conhecendo o caminho para a prevenção da Morte Materna, Infantil e Fetal.

O Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, vinculado à Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS), montou uma estrutura no Calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, o Caminho da Mortalidade Materna, com informações sobre a evitabilidade da morte materna.

Na estrutura, que pode ser visitada nesta sexta, até às 17h, o público receberá orientações sobre cada um dos passos de uma gestação, de seu planejamento até o nascimento, passando pelo puerpério.

Conforme a Enfermeira obstetra e Membro do Comitê, Ana Beatriz Querino Souza, “múltiplas causas podem levar uma mulher a morrer durante a gravidez, parto e pós-parto. No Caminho da Mortalidade Materna, orientamos sobre planejamento familiar, métodos contraceptivos, pré-natal adequado, parto seguro e boas práticas, além de cuidados com o pós parto. Se essa mulher passar por todo esse caminho sem as orientações, prevenções e com condutas inadequadas, infelizmente podemos ter o risco de morte, durante gravidez, parto e pós-parto”.

A morte materna é o óbito de uma mulher durante a gestação ou em até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.  Somente 15% das mulheres necessitam de cesariana, ao passo que 85% ou mais, dependendo da localidade, podem realizar parto normal. Além disso, a mulher precisa ser acompanhada por profissionais e parceiros no pós-parto, o período onde há maior mortalidade.

Além dessas informações, o visitante pode encontrar no Caminho da Mortalidade Materna diversos dados e tirar dúvidas com as facilitadoras presentes. “Não só os profissionais de saúde, mas a população também precisa saber. Quando a mulher falta uma consulta de pré-natal, deixa de fazer um exame, ela pode colocar em risco a própria vida e a do bebê. Nosso objetivo hoje é conscientizar e mobilizar a população sobre essa prevenção da mortalidade materna, que é possível, uma vez que 92% das mortes são evitáveis”, ressalta Ana Beatriz.

O Caminho da Mortalidade Materna segue aberto nesta sexta-feira, 27, até às 17h. A programação continua com a Capacitação sobre Oficina de Plano de Parto, de 17h às 19h, voltada para acadêmicos e professores do Departamento de Enfermagem da UFJF e Liga Acadêmica de Saúde Materna Infantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento vai ser realizado na Faculdade de Enfermagem da UFJF, Sala 7.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024