NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 5/8/2022 - 14:43

Portal de Notícias PJF | Prefeitura oferece cursos para profissionais das escolas da rede municipal e das creches parceiras | SE - 5/8/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), oferece aos profissionais que atuam nas escolas da rede municipal de ensino e nas creches parceiras do Município três novas oportunidades de formação: Libras; Recursos Tecnológicos e Metodológicos; e Educação para as relações Étnico-Raciais.

As ações formativas fazem parte da proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”. As inscrições serão realizadas pela internet, a partir das 19h desta segunda-feira, 8. Os formulários de inscrição permanecerão abertos enquanto houver vagas.

Libras I

No curso de Libras I, o objetivo é possibilitar a profissionais do magistério municipal que atuam com alunos surdos a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua, por meio do contexto dos sinais em sala de aula. Temas como tipos de identidades surdas, comunidades surdas, minoria linguística, aquisição da linguagem e gramática da Libras, entre outros, serão abordados no curso.

As atividades serão realizadas no Centro de Formação do Professor, nos dias 15/08, 22/08, 29/08, 05/09, 12/09, 19/09, 26/09, 03/10, 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 07/11, 21/11, sempre das 14h às 17h. O curso tem carga horária de 40 horas e estarão disponíveis 25 vagas, além de 20 inscrições em cadastro reserva.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar, a partir das 19 horas do dia 08/08/2022, o formulário disponível no link.

Oficinas de Recursos Tecnológicos e Metodológicos

O 2º Circuito de Oficinas de Recursos Tecnológicos e Metodológicos será realizado de 16 a 26 de agosto, com o objetivo de oferecer aos profissionais das escolas da rede municipal e das creches parceiras do Município uma formação que possibilite incorporar a diversidade de recursos tecnológicos e digitais no trabalho pedagógico.

Serão disponibilizadas 25 vagas em cada uma das oficinas, que ocorrerão nos diferentes turnos. Algumas oficinas serão realizadas na modalidade on-line, via Google Meet (com duração de 6 horas) e outras acontecerão na modalidade presencial, no Centro de Formação do Professor (com duração de dez horas ou de seis horas, de acordo com a oficina).

Os profissionais das escolas da rede municipal e das creches parceiras poderão se inscrever em quantas oficinas desejarem e receberão, após a conclusão, uma declaração de participação. Ao final deste ano, após o 3º Circuito de Oficinas, será emitido um certificado com a carga horária total, de acordo com o número de oficinas concluídas pelos participantes.

Para informações sobre as datas e os horários das oficinas, os interessados devem acessar, a partir das 19 horas do dia 08/08/2022, os formulários de inscrição disponíveis nos links abaixo:

- Oficinas on-line

- Oficinas presenciais

Roda que roda: Educar para as relações Étnico-Raciais

Destinado a profissionais que atuam na rede municipal e nas creches parceiras do Município, o curso Roda que roda: Educar para as relações Étnico-Raciais irá propor rodas de conversa abordando questões acerca das relações étnico-raciais na escola e seus desdobramentos práticos, transitando entre referências conceituais e relatos de experiências. Entre outros temas, será trabalhada também a legislação específica acerca das temáticas étnico-raciais, sua implementação e possíveis desafios.

As atividades presenciais do curso serão realizadas no Centro de Formação do Professor, nos dias 17/08, 31/08, 14/09, 21/09, 05/10, 19/10, 23/11 e 07/12, sempre das 18h às 21h. O curso tem carga horária de 30 horas (24 horas presenciais + seis horas de atividades extras) e estarão disponíveis 30 vagas, além de 20 inscrições em cadastro reserva.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar, a partir das 19h do dia 08/08/2022, o formulário disponível no link.

Lê Mundo”

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), iniciou em março a nova proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”. A iniciativa tem como objetivo garantir aos estudantes o primeiro direito à aprendizagem e, em virtude desse direito, é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem, atuando em quatro eixos: Alfabetização, Educação Inclusiva, Literarte e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Nesta nova proposta pedagógica, além de apresentar aos discentes o que será lido e mediar o processo de interpretar e estabelecer significados dessas leituras, o educador busca promover experiências e situações que conduzam à formação de leitores e escritores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos.

A Proposta Pedagógica do Município de Juiz de Fora (Caderno 1 - 2022) está disponível no site da PJF.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

19/8/2022 - SETUR
Lounge Multicor abre as portas e funcionará até domingo, 21
19/8/2022 - SEAPA