NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 5/8/2022 - 14:54

Agosto Multicor celebra a cultura e a diversidade de gênero na cidade

Portal de Notícias PJF | Agosto Multicor celebra a cultura e a diversidade de gênero na cidade | PREFEITURA - 5/8/2022

Com o objetivo de festejar e defender a diversidade de gênero, o “Agosto Multicor”, evento organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) teve início nesta quarta-feira, 3. Mostra fotográfica, debates, performances, exibição de filmes, lançamento de livro, espetáculo teatral e feira de artesanato estão entre as atrações que serão realizadas ao longo deste mês de agosto.

O evento foi inaugurado com a Exposição "JF+Cor", um rico acervo de fotografias registrando os eventos LGBTQIAPN+ desde os anos 70 em Juiz de Fora pode ser visto. São retratados personagens marcantes da cidade, como a drag queens Isabelita dos Patins e Salete Campari; Chiquinho Mota, organizador do concurso Miss Gay; e Marco Trajano e Oswaldo Braga, do Movimento Gay de Minas (MGM). A mostra pode ser visitada no Espaço Cidade, no Paço Municipal, localizado na Rua Halfeld, 955 - Centro, com abertura até o dia 24, de 10h às 18h de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos de 10h às 15h.

A exposição retrata, ao longo dos anos, a Parada Gay, Miss Brasil Gay e Rainbow Fest, com fotos onde se pode ver a Avenida Rio Branco tomada por um grande número de pessoas e diversas bandeiras com as cores do arco-íris, que simbolizam o movimento LGBTQIAPN+. Na abertura da exposição, realizada na quarta-feira, 3, estiveram presentes a prefeita Margarida Salomão, que foi recepcionada pela diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa Sales de Almeida, e pelo secretário de Turismo, Marcelo do Carmo.

A partir deste sábado, 6,  até o dia 30, haverá exibição do curta “Transversões”, com rodas de conversa a respeito de sua produção. No dia 9, às 19h, no Anfiteatro João Carriço, no Paço Municipal, terá vez a “Mostra Difusa”, com a exibição dos filmes Regalo N’OVO Bile, Inês e +Empodere-se.

Na quarta-feira, 10, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, 1 - Centro, haverá a apresentação do filme Muito Prazer, seguido de roda de conversa com a autora. Já no dia 11, quinta-feira, no Espaço Cidade, haverá o lançamento do livro “Direitos e Transexualidades – Alteração de nomes, seus papéis e negociações” de autoria de Luiza Cotta.

No dia 12 às 14h no Anfiteatro João Carriço, haverá “Jornada do Patrimônio” com Rodolfo Lima, uma oficina para Capacitação para o Patrimônio Histórico. Nos dias 12 e 13, no Parque Halfeld, a diversidade vai estar presente com a Feira de Artesanato com empreendedores LGBTQIAPN+, que funcionará de 10h às 18h.

Nos dias 13 e 14, às 19h, no Museu Ferroviário, haverá espetáculo teatral “Réquien para um rapaz triste” e “Cerimônia do adeus” com Rodolfo Lima. No dia 14, às 19h, no Anfiteatro João Carriço, terá vez a exibição do filme “Chica Manicongo” de Úrsula Scavolini, com performance da cineasta.

Confira a programação completa do evento.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

19/8/2022 - SETUR
Lounge Multicor abre as portas e funcionará até domingo, 21
19/8/2022 - SEAPA