A Guarda Municipal, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), está ampliando a atuação das rondas preventivas nos territórios atendidos com o trabalho de motopatrulhamento. As equipes, que já realizam trabalho junto às feiras livres, passaram a incluir em seu roteiro de visita escolas municipais existentes na área de abrangência desses locais.
Com o retorno das aulas, desde o início da semana, as unidades de ensino da rede municipal localizadas nas regiões dos Bairros Monte Castelo, Manoel Honório, Alto dos Passos e Bairro de Lourdes já tiveram cobertura do trabalho. As Escolas Municipais Amélia Pires, Jovita de Montreiul Brandão, Centenário, Dilermando Martins e Antonio Lessa foram as primeiras contempladas. A Guarda está elaborando o mapeamento para o atendimento de novas unidades no plano de serviço dos próximos dias.
O órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) otimiza a presença das equipes que, diariamente, se deslocam para apoio às feiras livres realizadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O trabalho da Guarda já engloba os equipamentos de saúde do entorno, reforçando a proteção de unidades básicas de saúde nos bairros abrangidos. A partir de agora, a educação começa a ser incluída nas rotas, de modo a proporcionar mais tranquilidade para a comunidade escolar e famílias dos alunos.
A função da Guarda Municipal é levar aos territórios atendidos um trabalho de relacionamento comunitário, favorecendo a ampliação da sensação de segurança para servidores públicos em seus postos de trabalho e tranquilidade para quem acessa esses serviços e se movimenta pelas ruas da localidade em suas rotinas diárias. De modo a fazer valer uma proposta de segurança preventiva, que garante ao cidadão condições para o livre exercício de ir e vir, bem como todos os seus demais direitos.
Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"