|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEAPA
JUIZ DE FORA - 19/8/2022 - 16:32



PJF avança na certificação do APL do Queijo Minas Caminho Novo



Portal de Notícias PJF | PJF avança na certificação do APL do Queijo Minas Caminho Novo | SEAPA - 19/8/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá mais um passo para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas Caminho Novo. Nesta sexta-feira, 19, foi realizada a reunião  de apresentação da proposta do comitê das governanças do APL, que será composto por produtores, instituições de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços e demais entidades participantes da cadeia produtiva do queijo minas na região do Caminho Novo. A governança é formada por empresas que integram o APL e instituições locais e órgãos da iniciativa pública municipal e estadual.

 

O APL de Queijo caminha para se tornar o primeiro APL do produto a receber certificação no estado de Minas Gerais. O reconhecimento dos APL consolida a importância econômica e social deste setor produtivo para a população da cidade e região e para os demais entes envolvidos em todos os segmentos da cadeia produtiva. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, que participou do encontro virtual, “esse é mais um passo extremamente importante para que esse produto ganhe visibilidade nacional e até mesmo, internacional, e possa contar com os benefícios que o arranjo implica, como por exemplo, financiamento, capacitação, assistência técnica, pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estratégias de marketing para fortalecimento da nossa produção”.

 

Além do secretário de desenvolvimento, a reunião teve a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG), responsáveis pela política do APL no estado. Os demais participantes da reunião foram produtores de queijo locais, representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais (Silemg), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Unidade Gado de Leite), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sindicato Rural de Juiz de Fora, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT), Associação dos Municípios do Circuito Turístico Caminho Novo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Turismo (Setur) e Desenvolvimento (Sedic). 

 

“O APL fortalece a aproximação das diversas entidades com os produtores rurais e agricultores familiares que tem na produção de queijos sua principal ou exclusiva fonte de renda familiar. Tivemos a oportunidade de visitar propriedades da zona rural e pudemos ouvir os produtores e produtoras, e suas demandas, dificuldades e sonhos. É necessário estimular e incentivar a coesão do setor, auxiliando na organização entre todos os entes de modo a alcançar, juntos, melhorias para o desenvolvimento da cadeia, como obras de infraestrutura e escoamento da produção, as quais beneficiam a todos os envolvidos,” destacou a assessora da Supervisão de Inspeção e Agroindústria da Seapa, Pauliane Silva.

 

“Após a constituição da governança, vamos iniciar o preenchimento do questionário com os dados econômicos desse setor e encaminhar para a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Depois disso, o estado irá aferir as condições para o reconhecimento, e, com isso, inserir o novo APL no ciclo de políticas públicas de Minas Gerais. Além disso, iremos promover um Fórum para os Produtores, em setembro, unindo todos os atores”, explicou a assessora de Setores Intensivos em Mão de Obra da Sedic, Adriana Freitas.

 

A produtora Nathalie Ferreira, participou do encontro e destacou que “vai melhorar muito pra nós, produtores, esse APL do Queijo Minas. Acredito que tanto para quem é registrado, quanto para quem não é, porque também é uma forma de incentivá-los a registrarem seus produtos no órgão fiscalizador competente, trabalhar cada vez mais, para levar qualidade e segurança ao consumidor final”.

 

Estão inseridas na proposição para constituição da governança as cidades de Juiz de Fora, Belmiro Braga, Matias Barbosa, Santana do Deserto, Simão Pereira, Mercês, Coronel Pacheco, Piau, Chácara, São João Nepomuceno e Santos Dumont.

 

Leia também:


PJF visita laticínios e inicia diálogo com produtores para criação de APL do queijo minas frescal

 

Evento reúne produtores rurais e entidades representativas da cadeia do leite e derivados

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"
 
 



 IMPRIMIR 
4/10/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quarta-feira, 5
4/10/2022 - DEFESA CIVIL
Semana da Defesa Civil promove exposição de atividades dos alunos da E.E Maria das Dores de Souza
4/10/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para estágio financeiro e outras oportunidades
4/10/2022 - FUNALFA
130 proponentes inscritos no Edital “Murilão” devem corrigir pendências de documentos
4/10/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 133 intervenções nesta terça, 4
4/10/2022 - STDA
Prefeitura lança novos editais
4/10/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio recebe cerca de dez mil visitantes desde de sua reabertura
4/10/2022 - DEFESA CIVIL
Webinário sobre mudanças climáticas abre a Semana Municipal de Redução de Riscos e Desastres
3/10/2022 - SMU
Trânsito na Rua da Bahia permanece com interdições para poda de árvore
3/10/2022 - PROCON
Procon/JF inicia campanha para doação de brinquedos usados
3/10/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestra sobre pluviômetros na E.M. Padre Wilson
3/10/2022 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para turmas dos cursos de outubro
3/10/2022 - SEPPOP
PJF entrega proposta de lei orçamentária anual 2023 ao legislativo
3/10/2022 - DEMLURB
Varrição é reforçada para limpeza de material eleitoral nas ruas de Juiz de Fora
3/10/2022 - FUNALFA
Escritor de Juiz de Fora é premiado em seis festivais internacionais de literatura
3/10/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na terça-feira, 4
3/10/2022 - CGM
PJF apresenta execuções orçamentária e financeira em audiência pública na Câmara
3/10/2022 - SE
SE prorroga inscrições para as Mostras de Arte 2022
3/10/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF inicia o mês de outubro com vagas para vendedor e outras oportunidades
3/10/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 158 intervenções nesta segunda, 3
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2