NOTÍCIAS: SEAPA
JUIZ DE FORA - 19/8/2022 - 16:32

PJF avança na certificação do APL do Queijo Minas Caminho Novo

Portal de Notícias PJF | PJF avança na certificação do APL do Queijo Minas Caminho Novo | SEAPA - 19/8/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá mais um passo para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas Caminho Novo. Nesta sexta-feira, 19, foi realizada a reunião  de apresentação da proposta do comitê das governanças do APL, que será composto por produtores, instituições de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços e demais entidades participantes da cadeia produtiva do queijo minas na região do Caminho Novo. A governança é formada por empresas que integram o APL e instituições locais e órgãos da iniciativa pública municipal e estadual.

O APL de Queijo caminha para se tornar o primeiro APL do produto a receber certificação no estado de Minas Gerais. O reconhecimento dos APL consolida a importância econômica e social deste setor produtivo para a população da cidade e região e para os demais entes envolvidos em todos os segmentos da cadeia produtiva. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, que participou do encontro virtual, “esse é mais um passo extremamente importante para que esse produto ganhe visibilidade nacional e até mesmo, internacional, e possa contar com os benefícios que o arranjo implica, como por exemplo, financiamento, capacitação, assistência técnica, pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estratégias de marketing para fortalecimento da nossa produção”.

Além do secretário de desenvolvimento, a reunião teve a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG), responsáveis pela política do APL no estado. Os demais participantes da reunião foram produtores de queijo locais, representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais (Silemg), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Unidade Gado de Leite), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sindicato Rural de Juiz de Fora, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT), Associação dos Municípios do Circuito Turístico Caminho Novo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Turismo (Setur) e Desenvolvimento (Sedic).

“O APL fortalece a aproximação das diversas entidades com os produtores rurais e agricultores familiares que tem na produção de queijos sua principal ou exclusiva fonte de renda familiar. Tivemos a oportunidade de visitar propriedades da zona rural e pudemos ouvir os produtores e produtoras, e suas demandas, dificuldades e sonhos. É necessário estimular e incentivar a coesão do setor, auxiliando na organização entre todos os entes de modo a alcançar, juntos, melhorias para o desenvolvimento da cadeia, como obras de infraestrutura e escoamento da produção, as quais beneficiam a todos os envolvidos,” destacou a assessora da Supervisão de Inspeção e Agroindústria da Seapa, Pauliane Silva.

“Após a constituição da governança, vamos iniciar o preenchimento do questionário com os dados econômicos desse setor e encaminhar para a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Depois disso, o estado irá aferir as condições para o reconhecimento, e, com isso, inserir o novo APL no ciclo de políticas públicas de Minas Gerais. Além disso, iremos promover um Fórum para os Produtores, em setembro, unindo todos os atores”, explicou a assessora de Setores Intensivos em Mão de Obra da Sedic, Adriana Freitas.

A produtora Nathalie Ferreira, participou do encontro e destacou que “vai melhorar muito pra nós, produtores, esse APL do Queijo Minas. Acredito que tanto para quem é registrado, quanto para quem não é, porque também é uma forma de incentivá-los a registrarem seus produtos no órgão fiscalizador competente, trabalhar cada vez mais, para levar qualidade e segurança ao consumidor final”.

Estão inseridas na proposição para constituição da governança as cidades de Juiz de Fora, Belmiro Braga, Matias Barbosa, Santana do Deserto, Simão Pereira, Mercês, Coronel Pacheco, Piau, Chácara, São João Nepomuceno e Santos Dumont.