NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 23/9/2022 - 09:45

PJF celebra os Dias da Pessoa Idosa com foco no Envelhecimento Ativo e Saudável

Portal de Notícias PJF | PJF celebra os Dias da Pessoa Idosa com foco no Envelhecimento Ativo e Saudável | SEDH - 23/9/2022

Como forma de celebração e conscientização dos direitos da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou uma programação especial para celebrar os Dias Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, 27 de setembro e 1º de outubro.

Segundo o último censo do IBGE de 2010, Juiz de Fora possuía 70.288 habitantes idosos, o que representa 13,61% da população total. Esta porcentagem é maior do que a referente ao estado de Minas Gerais (11,9%) e ao Brasil (11%). Em relação ao crescimento dessa parcela da população, entre 2000 e 2010, o número de idosos em Juiz de Fora cresceu 45%, percentual este também maior do que os de Minas Gerais e do Brasil, que foram de 42% e 41%, respectivamente, como afirmou o Núcleo ID-UFJF em 2020.

O secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, ressalta que está ocorrendo o aumento da longevidade da população, e a previsão é de que continue ao longo do tempo, possibilitando que o país, tal como Juiz de Fora, chegue até 2060 com mais pessoas idosas do que jovens. “Por isso é importante trabalharmos em prol do envelhecimento ativo, termo adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a abordagem no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e auto-realização estabelecidos pela Organização das Nações Unidas”.

A coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Maria Cristina Alves Pereira, destaca que “ao celebrar os dias e valorizar as pessoas idosas, estamos chamando a atenção para atenuar a existência das desigualdades, solidão, preconceitos e estigmas relativos ao envelhecimento na sociedade contemporânea. É necessário aproveitar as experiências, a memória da cidade e o aprendizado ao longo da vida dessas pessoas. Inclusive, criar políticas em rede proativa voltadas para a proteção social, com os vários atores que assistem esse grupo populacional, para gerar melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e os estereótipos negativos que envolvem a velhice”.

Confira a programação em comemoração aos dias Nacional e Internacional da Pessoa Idosa:

28 de setembro – Quarta-feira:

Local: Casa da Mulher - End.: Av. Garibaldi Campinhos, 169 - Vitorino Braga,

8h30 - Alongamento com o Prof. Júlio César M. Farinazzo - Projeto “Vivendo a Terceira Idade”

9h - Partilha e Café Coletivo

9h30 - Apresentação musical com o Coral Juiz de Fora em Serenata 10h - Roda de Conversa “Envelhecimento Saudável” com Dr Márcio Alves - Medicina UFJF

10h30 às 11h30 - Aferição de pressão, glicemia com alunos da Medicina UFJF

Intervalo

14h Abertura Exposição fotográfica: Nada Anônimas na Construção da Memória

14h30 - Entretenimento

15h45 - Dança Circular com a Prof(a) Suzana Assis

29 de setembro – Quinta-feira:

Público alvo: rede de trabalhadores da PJF e atores que trabalham com a temática da pessoa idosa

2º Seminário de Fortalecimento da Rede: Envelhecimento e Direitos da Pessoa Idosa

Local: Auditório - 1° andar - Prefeitura de Juiz de Fora

13h45 - Credenciamento

14h - Apresentação do Grupo Musical da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Juiz de Fora/MG - AAPI

14h30 - Mesa Abertura

Biel Rocha - Secretário Especial dos Direitos Humanos

Rafael Cunha - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI

14h45 - Palestra: "Direitos das pessoas idosas e o enfrentamento das violências no contexto do envelhecimento"

Prof.a Andreia Monteiro Felippe - UniAcademia

16h – Encerramento

Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa

O Dia Nacional da Pessoa Idosa foi instituído em 2003, ano da criação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741) e o Dia Internacional da Terceira Idade foi criado em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo da data é informar e sensibilizar a sociedade em relação aos assuntos que envolvem o envelhecimento e os cuidados com as pessoas idosas e que garanta oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

4/10/2022 - DEFESA CIVIL
Semana da Defesa Civil promove exposição de atividades dos alunos da E.E Maria das Dores de Souza
4/10/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para estágio financeiro e outras oportunidades