NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 3/10/2022 - 14:37

Portal de Notícias PJF | Escritor de Juiz de Fora é premiado em seis festivais internacionais de literatura | FUNALFA - 3/10/2022

Natural de Juiz de Fora e autor de dez livros, quatro dos quais ainda inéditos, o escritor Embla Rhodes coleciona premiações em festivais de literatura nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. Foram seis condecorações, somente entre 2021 e 2022. Para o escritor, o reconhecimento internacional dá respaldo à sua produção literária e o estimula a seguir escrevendo, mesmo que a leitura ainda não seja um hábito consolidado entre os brasileiros. Outro reflexo positivo é a visibilidade que recebe, o que facilita o contato com editores importantes, podendo abrir portas que viabilizem a publicação de outros trabalhos.

Premiações:

- London Book Festival – 1º lugar | Livro: "A distinguished hyperbourgeois" (Categoria inédito), versão em inglês de “Notável hiperburguês”

- Paris Book Festival – 2º lugar | Livro: “A Farofa das Ides” (publicado em 2012)

- San Francisco Book Festival – 2º lugar | Livro: “Nada do que há de você” (Categoria inédito), divulgado em site norte-americano o título da tradução livre "Nothing from you"

- Southern Califórnia Book Festival – Menção Honorável | Livro: “Vaikuntha” (Categoria inédito)

- Hollywood Book Festival – Menção Honorável | Livro: “Aether” (2006 / Programa Cultural Murilo Mendes)

- New York Book Festival – "A distinguished hyperbourgeois" (Categoria inédito), versão em inglês de “Notável hiperburguês”

Formado em Jornalismo pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF), turma de 1992, Embla Rodhes conta que seu interesse pela literatura vem desde a infância. “Fui uma criança leitora”. No entanto, ele só começou a escrever depois de receber o diploma. “Durante a faculdade, cheguei a ensaiar a produção de um livro, que pedi para a professora Leila Barbosa avaliar. Confesso que eu ainda não estava preparado para estrear. Seguindo o conselho dela, comecei a produzir contos, depois passei para novelas, até finalmente, obter consistência para os romances”, revela.

Dois de seus livros, “Viagem ao sol” (2008) e “Aether” (2006), foram financiados pelo Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Já a obra “Fugas e luxúria” foi publicada em 2004, com o selo Funalfa Edições.

Embla descreve sua produção como “realista, com linguagem cinematográfica”, refletindo o estilo consagrado pelo também juiz-forano Rubem Fonseca. “Ele revolucionou a literatura contemporânea e sempre foi minha grande inspiração. Eu diria que meu trabalho difere do dele porque não sou tão econômico no texto. Eu gosto de descer aos detalhes,” analisa.

Animado com a boa fase, Embla antecipa que já está trabalhando em duas obras, uma novela e um livro de contos, enquanto prepara um evento de relançamento de suas publicações, que deve acontecer no mês de novembro, em Juiz de Fora. A propósito, a cidade natal do autor foi o ambiente escolhido para quatro de seus livros, o que comprova o grande afeto que nutre por ela. “A trilogia ‘A farofa das Ides’ (2012), ‘A arte de viver em família’ (2014) e ‘Feliz Natal’ (inédito) é toda ambientada na cidade. ‘Fugas e Luxúrias’ (2004) divide-se entre Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Ouro Preto.

18/3/2024 - SEDH
86 casais se inscrevem no primeiro dia para o “Bem Casado”
18/3/2024 - SAS
Acompanhamento familiar é discutido com representantes do 11 Cras