A Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou na noite desta quarta-feira, 15, da Semana do Calouro 2023.1, promovida pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cacau - UFJF), apresentando o Programa Respiro Urbano. Os representantes do executivo explicaram os conceitos, objetivos e as premissas do projeto, bem como o andamento dos trabalhos de elaboração das primeiras propostas de intervenção que visam promover vitalidade, segurança, qualidade ambiental e paisagística para a cidade, beneficiando comunidades locais e seus cidadãos.
Na apresentação foi dado enfoque à parceria criada em 2021, entre a secretaria municipal e as professoras de Projeto Paisagístico I da Faculdade de Arquitetura, que possibilitou o desenvolvimento de projetos que incorporam a proposta do Respiro Urbano para pequenas áreas públicas espalhadas pela cidade.
Ao final, os estudantes expuseram suas observações sobre o programa e levantaram dúvidas e curiosidades sobre os desafios do poder público no planejamento e gestão urbana, sobre a participação comunitária no desenvolvimento de cada projeto e sobre as possibilidades de parcerias entre universidade e o órgão público, para potencialização de projetos como o Respiro Urbano.
Participaram do evento a gerente do departamento Departamento de Uso e Ocupação do Solo (Duos), Bárbara Lopes e a supervisora do setor de projetos de urbanização Danielle Félix; e as professoras Helena Tuler e Marianne Unânue da UFJF, que conduziram a atividade.
O Programa Respiro Urbano
Denominado como Programa de Reabilitação e Gestão de fragmentos de áreas e/ou nesgas de terras públicas, o Respiro Urbano é gerido pela Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), em conjunto com demais órgãos da administração direta e indireta, e tem como objetivo identificar espaços públicos vazios e sem uso, e que podem exercer sua função pública e social, como espaço de lazer, recreação, descanso ou de passagem mais acessível.
Desde 2021, a pasta vem mapeando, identificando potencialidades, desenvolvendo propostas para estas áreas e buscando recursos para sua execução. Em novembro de 2022, houve o lançamento de um edital para contratação de escritório técnico que vem desenvolvendo projetos de arquitetura paisagística, urbanismo e engenharia para quatro áreas pré-selecionadas que devem ser executadas através do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Nos próximos meses, ocorrerão mais ações de mapeamento áreas que possam integrar o programa, bem como monitoramento delas, para a execução de obras de projetos concebidos e desenhados pela própria secretaria, além do acompanhamento dos projetos e obras já licitadas.