| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 29/3/2023 - 11:56

Portal de Notícias PJF | Farmácia Central realiza ação em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo | SS - 29/3/2023

A Farmácia Central da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), localizada na Avenida Presidente Itamar Franco, 982, Centro (próximo ao Procon/JF), realiza, nesta sexta- feira, 31, das 9h às 12h, uma ação de educação em saúde em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é celebrado no próximo domingo, 2 de abril.

Os farmacêuticos da Farmácia Central irão distribuir cartilhas sobre o tema, trazendo informações sobre o que é o transtorno, quais os sinais, os tratamentos, os direitos da pessoa autista e os significados dos símbolos envolvidos nesta e em outras neurodiversidades. Ocorrerá também a distribuição de lembrancinhas, em meio à realização de salas de espera, roda de conversa e dinâmica ‘’O saber é infinito’’.

Conforme a farmacêutica da Farmácia Central, Juliana Marques Martins, “esta ação busca trazer informações sobre o autismo e destacar a palavra mais importante, a inclusão, pois dados nos demonstram que, mesmo em países mais desenvolvidos, há carência de políticas de saúde para o tratamento e o suporte necessário para as pessoas autistas. A Farmácia Central é referência para a dispensação de medicamentos para a saúde mental do componente básico da assistência farmacêutica no município, e poder tratar deste tema neste espaço que pertence à população, incluindo nossos usuários autistas, é uma forma de mostrar que os enxergamos”.

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição, e não uma doença, caracterizada pelo neurodesenvolvimento atípico, que pode afetar a comunicação e a interação social em diferentes níveis. Geralmente, pessoas com esta condição apresentam comportamentos repetitivos, um repertório restrito de interesses e atividades. As pesquisas apontam que existem fatores genéticos envolvidos, de 97% a 99%, e ambientais de, 1% a 3%, como o uso de substâncias durante a gestação, que podem agir como gatilho para a expressão gênica.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, no Brasil, dentre os 200 milhões de habitantes, há cerca de 2 milhões de autistas, mas essas informações estão desatualizadas. Já o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão americano, lançou uma nova estimativa: uma para cada 36 pessoas estão no espectro do autismo. Se formos considerar esta prevalência para o Brasil, hoje, o país teria mais de 5 milhões de autistas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) incluiu no questionário do censo 2022 a pergunta sobre a existência de autista na residência. Esses dados irão subsidiar políticas públicas para o TEA. A campanha mundial foi instituída pela OMS em 2007, e o lema para este ano é: ‘’Mais informação, menos preconceito’’.

17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal