A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou nesta segunda-feira, 20, nova versão da cartilha “Racismo nas Relações de Consumo”. Para acessar o material produzido pelo órgão da Secretaria de Governo (SG), basta acessar o novo site de cartilhas.
O lançamento é impulsionado pela programação do Procon Aqui especial na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, das 9h às 17h, nesta segunda, com atendimento e orientações ao consumidor. O projeto também estará com a unidade de atendimento móvel próximo ao Cras do bairro São Pedro na terça-feira, 21, das 9h às 17h.
O material tem o objetivo didático de incentivar a prática antirracista no mercado de consumo, operando como uma forma de dar força ao movimento negro e relembrar a luta negra no Dia da Consciência Negra.
A supervisora de Projetos do Procon/JF, Aline Rocha, reforça a importância de se posicionar e agir ativamente contra o racismo. “O racismo está impregnado na sociedade brasileira estruturalmente, por isso compreendemos nosso dever, enquanto esfera pública, em fomentar o ponto de partida para uma quitação da dívida histórica com a população negra. Para contribuir com tal propósito, apresentamos a cartilha ‘Racismo nas Relações de Consumo’ como ferramenta educativa na luta contra o racismo.”
A cartilha traz a materialidade da luta antirracista, exemplificando casos, infelizmente, cotidianos nas relações de consumo, seja com clientes ou com funcionários; além de explicar a legislação sobre o crime de racismo e quais medidas podem e devem ser tomadas frente a essas situações.
Foto: Mafê Fonseca