NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 27/3/2024 - 14:40

PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município

Portal de Notícias PJF | PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município | SESUC - 27/3/2024
Nesta quarta-feira, 27, a secretária de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Letícia Paiva Delgado, participou de entrevista na Rádio Transamérica, em 91.3 FM. Ela levou aos ouvintes informações sobre o trabalho que vem sendo feito, em Juiz de Fora, pela segurança cidadã. Na oportunidade, a secretária apresentou a recém-lançada revista comemorativa dos 15 anos da Guarda Municipal, que traz o registro do trabalho realizado pela corporação e pela Sesuc, em conformidade com as premissas da segurança cidadã e da cultura de paz. A publicação anual encontra-se disponível no site da Prefeitura para quem quiser conferir, através do link.

Entre os destaques da conversa na rádio, Letícia abordou a importância da Guarda para a cidade; o investimento do município em tecnologia, a exemplo da implantação inédita de 225 novas câmeras de videomonitoramento em toda a cidade; bem como o modelo de Segurança Pública, comprometido com a garantia da cidadania, demonstrado pelo sucesso de projetos desenvolvidos, desde 2022, junto às escolas. Ela ainda ressaltou toda a mobilização intersetorial feita no último ano entre a segurança, a educação e os órgãos que compõem a rede de prevenção à violência escolar, para a criação do primeiro Guia de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar da Cidade de Juiz de Fora.

A secretária enfatizou também a capacitação oferecida aos profissionais da rede ensino no início do atual ano letivo, com foco no uso do Guia. “A gente tem a prevenção como grande estratégia de segurança. Nós destacamos que Juiz de Fora não registrou nenhum caso de violência nas escolas, durante aquele período de ameaças nas redes sociais. Ainda assim, assumimos o compromisso de organizar um guia para orientar os profissionais sobre quem acionar em caso de necessidade. E não somente fizemos um documento, mas estamos promovendo a capacitação de conselheiros tutelares, professores, diretores, representantes da rede de assistência, estabelecendo o fluxo que deve ser acionado a partir de um episódio de violência”, explicou.

A parceria com a Secretaria de Educação (SE) vem mantendo ativo o trabalho para o fortalecimento da cultura de paz nas escolas. O projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”, reconhecido em 2022 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como uma das três melhores iniciativas de prevenção à violência, já chegou a cinco unidades do município. As atividades antibullying e racismo, desenvolvidas pelo projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape), contemplam, até o momento, 20 escolas. E a presença de equipes da Guarda nas imediações de estabelecimentos de ensino somaram mais de 10 mil patrulhamentos de proximidade em 2023.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar