Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PROCON
JUIZ DE FORA - 4/5/2026 - 16:59


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Procon/JF lança guia sobre desafios enfrentados por mães atípicas no mercado de consumo



Portal de Notícias PJF | Procon/JF lança guia sobre desafios enfrentados por mães atípicas no mercado de consumo | PROCON - 4/5/2026

O Procon de Juiz de Fora lança, nesta quarta-feira, 6, o guia “O Invisível no Mercado: Barreiras Atitudinais e Sensoriais no Acesso das Mães Atípicas aos Bens de Consumo”, material voltado à conscientização de fornecedores e consumidores sobre práticas mais inclusivas e acolhedoras no comércio.

A iniciativa busca chamar a atenção para os obstáculos ainda enfrentados por mães atípicas e seus filhos em ambientes de consumo, como excesso de estímulos sensoriais, despreparo no atendimento, constrangimentos em filas prioritárias e ausência de adaptações razoáveis em estabelecimentos comerciais. O guia reúne orientações práticas direcionadas a lojistas, com foco em acessibilidade sensorial, atendimento humanizado e respeito aos direitos do consumidor.

Entre as recomendações estão a criação de horários com redução de estímulos, a capacitação de equipes para o acolhimento de famílias atípicas, a disponibilização de espaços de descompressão e a adoção de medidas simples que contribuam para tornar o ambiente comercial mais acessível e inclusivo. O material também reforça dispositivos previstos na legislação, como a Lei Brasileira de Inclusão e o Código de Defesa do Consumidor.

Mais do que um manual de boas práticas, a publicação propõe uma reflexão sobre o papel do mercado na promoção da dignidade e da inclusão, destacando que a acessibilidade vai além da estrutura física e envolve, também, a forma como os consumidores são recebidos e respeitados.

O guia integra as ações de educação para o consumo desenvolvidas pelo Procon/JF e está disponível para comerciantes, instituições e população em geral.








 IMPRIMIR 
21/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para ajudante de motorista e outras oportunidades de emprego
20/5/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contrato com empresa responsável pela reforma e ampliação da UBS Marumbi
20/5/2026 - MULHERES
Escola Municipal Arlete Bastos recebe ação sobre dignidade menstrual e direitos das adolescentes
20/5/2026 - SMU
Prefeitura interrompe preventivamente atendimento em parte do itinerário da linha 529 - Torreões / Monte Verde / via Mascate
20/5/2026 - SS
Seis regiões recebem atividades de combate ao Aedes aegypti nesta terça-feira, 20
20/5/2026 - SEDUPP
Prefeita assina contrato do programa Periferia Viva para obras de requalificação urbana no Dom Bosco
20/5/2026 - CESAMA
Cesama moderniza quase três quilômetros de redes de esgoto nas regiões do Aeroporto e Novo Horizonte
19/5/2026 - SMU
Prefeitura inicia instalação de gradis no Viaduto Roza Cabinda
19/5/2026 - SEDIC
Espaço Emprego terá oportunidades de cursos gratuitos e mais de 450 vagas de emprego
19/5/2026 - SETUR
Programa “Caminhando pela História” leva idosos ao complexo esportivo municipal nesta quarta-feira, 20
19/5/2026 - DEMLURB
“Lixo Zero na Minha Praça” chega ao bairro Vila Ideal nesta quinta-feira, 21
19/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para coordenador pedagógico e outras oportunidades de emprego
19/5/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 15º evento de adoção responsável no Parque Halfeld neste sábado, 23
19/5/2026 - PROCON
PROCON/JF multa Expresso Guanabara em R$ 300 mil por aumentos abusivos em passagens interestaduais
19/5/2026 - SF
Com mais de R$ 1 milhão em prêmios, PJF divulga lista completa dos sorteados na Nota Fiscal Premiada do Dia das Mães 2026
19/5/2026 - SEDIC
Curso “Atendimento que Vende” capacita empreendedores de Juiz de Fora em atendimento, vendas e WhatsApp Business
18/5/2026 - PREFEITURA
Prefeitura anuncia medidas de segurança no Viaduto Roza Cabinda após reunião com motoentregadores
18/5/2026 - EMPAV
Empav conclui recapeamento de mais três quilômetros da avenida JK
18/5/2026 - SEIR
Saúde da população negra foi tema de encontro promovido pela Seir e UFJF em Juiz de Fora
18/5/2026 - SS
Veja a programação de combate à dengue desta segunda-feira, 18
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora