Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 5/5/2026 - 17:17


8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Curso sobre Educação em Direitos Humanos começa nesta terça-feira, 5, e segue com inscrições abertas



Portal de Notícias PJF | Curso sobre Educação em Direitos Humanos começa nesta terça-feira, 5, e segue com inscrições abertas | SEDH - 5/5/2026
 
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), informa que tem início nesta terça-feira, 5 , às 19h, o curso “Educação em Direitos Humanos nas escolas brasileiras: desafios do tempo presente”. As inscrições seguem abertas até às 18h50 de hoje, por meio de formulário eletrônicohttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTevIVXayBTqhToaiOg8oH0pMDEqTazY1iVqzJI0anKZu-eQ/viewform

A formação é realizada em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH – Minas Gerais e Pernambuco) e tem como foco a capacitação de profissionais da educação para a promoção dos direitos humanos na prática escolar, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Gratuito e na modalidade a distância, o curso contará com aulas ao vivo, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, com transmissão pelos canais da ReBEDH-MG e da Prefeitura de Juiz de Fora no YouTube. Os participantes também terão acesso a conteúdos complementares via Google Classroom.
A iniciativa busca fortalecer o debate e a aplicação da Educação em Direitos Humanos (EDH) nas instituições de ensino, abordando desafios contemporâneos e estratégias pedagógicas para a construção de ambientes mais inclusivos, críticos e democráticos.

Confira o cronograma das aulas:
05/05 – Educação em Direitos Humanos na escola: possibilidades e desafios
12/05 – EDH na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
26/05 – EDH no Ensino Superior: a graduação
02/06 – EDH na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
09/06 – EDH na escola: experiências latino-americanas
23/06 – EDH na escola: modos de fazer e avaliar
30/06 – EDH no Ensino Fundamental (Anos Finais) e no Ensino Médio

A carga horária é de 18 horas, podendo chegar a 30 horas mediante a entrega de trabalho final. Para certificação, é necessário participar de pelo menos cinco aulas ao vivo e acessar os materiais disponibilizados.

A ação integra as políticas públicas do município voltadas à promoção dos direitos humanos e à qualificação dos profissionais da educação.



 IMPRIMIR 
21/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para ajudante de motorista e outras oportunidades de emprego
20/5/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contrato com empresa responsável pela reforma e ampliação da UBS Marumbi
20/5/2026 - MULHERES
Escola Municipal Arlete Bastos recebe ação sobre dignidade menstrual e direitos das adolescentes
20/5/2026 - SMU
Prefeitura interrompe preventivamente atendimento em parte do itinerário da linha 529 - Torreões / Monte Verde / via Mascate
20/5/2026 - SS
Seis regiões recebem atividades de combate ao Aedes aegypti nesta terça-feira, 20
20/5/2026 - SEDUPP
Prefeita assina contrato do programa Periferia Viva para obras de requalificação urbana no Dom Bosco
20/5/2026 - CESAMA
Cesama moderniza quase três quilômetros de redes de esgoto nas regiões do Aeroporto e Novo Horizonte
19/5/2026 - SMU
Prefeitura inicia instalação de gradis no Viaduto Roza Cabinda
19/5/2026 - SEDIC
Espaço Emprego terá oportunidades de cursos gratuitos e mais de 450 vagas de emprego
19/5/2026 - SETUR
Programa “Caminhando pela História” leva idosos ao complexo esportivo municipal nesta quarta-feira, 20
19/5/2026 - DEMLURB
“Lixo Zero na Minha Praça” chega ao bairro Vila Ideal nesta quinta-feira, 21
19/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para coordenador pedagógico e outras oportunidades de emprego
19/5/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 15º evento de adoção responsável no Parque Halfeld neste sábado, 23
19/5/2026 - PROCON
PROCON/JF multa Expresso Guanabara em R$ 300 mil por aumentos abusivos em passagens interestaduais
19/5/2026 - SF
Com mais de R$ 1 milhão em prêmios, PJF divulga lista completa dos sorteados na Nota Fiscal Premiada do Dia das Mães 2026
19/5/2026 - SEDIC
Curso “Atendimento que Vende” capacita empreendedores de Juiz de Fora em atendimento, vendas e WhatsApp Business
18/5/2026 - PREFEITURA
Prefeitura anuncia medidas de segurança no Viaduto Roza Cabinda após reunião com motoentregadores
18/5/2026 - EMPAV
Empav conclui recapeamento de mais três quilômetros da avenida JK
18/5/2026 - SEIR
Saúde da população negra foi tema de encontro promovido pela Seir e UFJF em Juiz de Fora
18/5/2026 - SS
Veja a programação de combate à dengue desta segunda-feira, 18
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora