Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 6/5/2026 - 11:08


3. Saúde e Bem-Estar

Combate ao Aedes aegypti com vistorias domiciliares e mapeamento por drone são intensificados em 23 bairros nesta quarta, 6



As ações de combate ao Aedes aegypti realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Saúde (SS)  23 bairros nesta quarta-feira, 6, com vistorias domiciliares e reforço do mapeamento por drone na Zona Sudeste. 

As atividades com drone consistem na identificação de possíveis focos de dengue, com o mapeamento de terrenos baldios, imóveis abandonados e outros locais de difícil acesso, possibilitando a coleta de dados em tempo real e a adoção de respostas mais ágeis e precisas.

Utilizando uniformes na cor verde, com crachás e coletes de identificação, os profissionais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e do Sistema Único de Saúde (SUS) seguem com a programação contínua de visitas domiciliares, solicitando a entrada nos imóveis, sempre acompanhados pelo responsável, para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, além de aplicar larvicida quando necessário e orientar os moradores.

Veja a lista de bairros atendidos por região

O foco serão as atividades contínuas de tratamento focal, que consiste na aplicação direcionada de larvicidas em locais com água parada, como caixas d’água, ralos e recipientes. Essa estratégia atua de forma preventiva, eliminando larvas e impedindo o desenvolvimento do mosquito, contribuindo para a redução dos índices de infestação.

Paralelamente, haverá o trabalho de combate à dengue por drones. Além do mapeamento e identificação de possíveis focos, os drones também são utilizados para a aplicação de larvicidas em áreas de difícil acesso, ampliando a eficiência e a rapidez no controle da doença. As operações são realizadas por profissionais devidamente identificados, que seguem rigorosamente os protocolos de segurança.

Tratamento focal e investigação de território:

  • Região Central | Paineiras, São Mateus

  • Cidade Alta/Zona Oeste | Santana (parte baixa), Borboleta

  • Zona Norte | Santa Cruz, Milho Branco

  • Zona Sul | Teixeiras, Santa Luzia

  • Zona Leste | Borborema

  • Zona Nordeste | Parque Independência

Combate à dengue por drones:

  • Região Sudeste | Santo Antônio, Alto Santo Antônio, Parque Serra Verde, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Olavo Costa, Vila Ideal, Alto Vila Ideal, Rivelli, Alto Rivelli, Parque Guaruá

  • Região Central | Vila Ozanan, Santa Tereza, Poço Rico

A maioria dos focos do mosquito está dentro das casas. Quando o acesso é negado, o combate fica comprometido e o risco de novos casos aumenta. Por isso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS) reforça o pedido para que a população receba as equipes em suas residências. Todos os agentes estão uniformizados e identificados.

Denúncias

A população pode informar às equipes da Secretaria de Saúde possíveis focos através de diversas plataformas disponibilizadas pela Prefeitura:

 




 IMPRIMIR 
21/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para ajudante de motorista e outras oportunidades de emprego
20/5/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contrato com empresa responsável pela reforma e ampliação da UBS Marumbi
20/5/2026 - MULHERES
Escola Municipal Arlete Bastos recebe ação sobre dignidade menstrual e direitos das adolescentes
20/5/2026 - SMU
Prefeitura interrompe preventivamente atendimento em parte do itinerário da linha 529 - Torreões / Monte Verde / via Mascate
20/5/2026 - SS
Seis regiões recebem atividades de combate ao Aedes aegypti nesta terça-feira, 20
20/5/2026 - SEDUPP
Prefeita assina contrato do programa Periferia Viva para obras de requalificação urbana no Dom Bosco
20/5/2026 - CESAMA
Cesama moderniza quase três quilômetros de redes de esgoto nas regiões do Aeroporto e Novo Horizonte
19/5/2026 - SMU
Prefeitura inicia instalação de gradis no Viaduto Roza Cabinda
19/5/2026 - SEDIC
Espaço Emprego terá oportunidades de cursos gratuitos e mais de 450 vagas de emprego
19/5/2026 - SETUR
Programa “Caminhando pela História” leva idosos ao complexo esportivo municipal nesta quarta-feira, 20
19/5/2026 - DEMLURB
“Lixo Zero na Minha Praça” chega ao bairro Vila Ideal nesta quinta-feira, 21
19/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para coordenador pedagógico e outras oportunidades de emprego
19/5/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 15º evento de adoção responsável no Parque Halfeld neste sábado, 23
19/5/2026 - PROCON
PROCON/JF multa Expresso Guanabara em R$ 300 mil por aumentos abusivos em passagens interestaduais
19/5/2026 - SF
Com mais de R$ 1 milhão em prêmios, PJF divulga lista completa dos sorteados na Nota Fiscal Premiada do Dia das Mães 2026
19/5/2026 - SEDIC
Curso “Atendimento que Vende” capacita empreendedores de Juiz de Fora em atendimento, vendas e WhatsApp Business
18/5/2026 - PREFEITURA
Prefeitura anuncia medidas de segurança no Viaduto Roza Cabinda após reunião com motoentregadores
18/5/2026 - EMPAV
Empav conclui recapeamento de mais três quilômetros da avenida JK
18/5/2026 - SEIR
Saúde da população negra foi tema de encontro promovido pela Seir e UFJF em Juiz de Fora
18/5/2026 - SS
Veja a programação de combate à dengue desta segunda-feira, 18
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora