Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDUPP
JUIZ DE FORA - 20/5/2026 - 14:00


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Prefeita assina contrato do programa Periferia Viva para obras de requalificação urbana no Dom Bosco



Portal de Notícias PJF | Prefeita assina contrato do programa Periferia Viva para obras de requalificação urbana no Dom Bosco | SEDUPP - 20/5/2026


A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinou, nesta quarta-feira, 20, o contrato com a Caixa Econômica Federal para execução do programa Periferia Viva no bairro Dom Bosco, uma das obras contempladas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento supera R$ 40 milhões e será destinado à requalificação urbana da região, com intervenções definidas em conjunto com a comunidade.

Durante a assinatura, a prefeita Margarida Salomão destacou a trajetória histórica do bairro, marcada pela resistência e pela luta pela permanência em um território impactado pela especulação imobiliária. A prefeita lembrou ainda que o Dom Bosco, localizado em área de encosta, enfrentou recentemente situações graves durante o período de calamidade provocado pelas chuvas, com registros de deslizamentos de terra e interdições de moradias.

Segundo Margarida Salomão, os recursos do Periferia Viva irão se somar aos investimentos já destinados pela Defesa Civil Nacional para obras de contenção no bairro. “O Periferia Viva chega como uma injeção de qualidade urbana no bairro Dom Bosco. Estamos muito orgulhosos por ter conseguido fazer esse projeto, em parceria com a comunidade”, afirmou.

A prefeita também destacou o caráter participativo do programa. Diferentemente de outros projetos do PAC, as intervenções do Periferia Viva serão definidas a partir da escuta da população local. As futuras licitações dependerão das prioridades apontadas pelos moradores durante o processo participativo conduzido pela Prefeitura.

“Além da importância desse investimento em qualidade da vida urbana, outra coisa que eu quero destacar é que o município pode assinar esse contrato porque está em excelentes condições fiscais. Isso é verificado pelo Ministério da Fazenda, que, em outras condições, não admitiria que nós assumissemos esse compromisso. Mais uma vez, Juiz de Fora vai muito bem e, com isso, a sua população progride e prospera”, destacou a prefeita.

A secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, ressaltou que o projeto representa mais do que uma obra de infraestrutura e é resultado de uma construção histórica iniciada ainda nos primeiros diálogos entre a hoje prefeita Margarida Salomão e a comunidade do Dom Bosco, desde o período em que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora e, posteriormente, deputada federal.

Cidinha Louzada relembrou ainda que a região sofreu impactos severos ao longo do processo de expansão urbana da cidade, perdendo espaços tradicionais de convivência comunitária, como a Praça da Lavadeira. “Não é qualquer projeto. É um projeto que resgata a dignidade da vida daquelas pessoas”, afirmou.

A secretária também ressaltou que a escolha do Dom Bosco para receber o programa foi resultado de uma disputa nacional entre municípios de todo o país e que o histórico de mobilização da comunidade foi decisivo para a conquista do investimento.




 IMPRIMIR 
9/10/2026 - EMCASA
Lideranças comunitárias se reúnem para discutir nova etapa das obras de drenagem do Córrego São Pedro
9/10/2026 - SDA
PJF abre inscrições para o 2º Encontro de Produtores da Horticultura com foco em Segurança Alimentar e Hídrica
9/10/2026 - SMU
Corrida Descubra Juiz de Fora - Mercado Municipal altera trânsito na região central nesta segunda-feira, 12
9/10/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe filme de Rafael Conde sobre militância e resistência durante a ditadura militar
9/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 11 novas oportunidades de emprego nesta sexta-feira, 9
9/10/2026 - PREFEITURA
Confira o funcionamento dos serviços da PJF durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida
9/10/2026 - SDA
Sobremesa “Doce Sertão” conquista o 4º Concurso de Gastronomia Popular
9/10/2026 - SETUR
Caminhando pela História promove visitas guiadas em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa
9/10/2026 - PREFEITURA
Interdição na Avenida Brasil marca nova etapa de obra para acabar com alagamentos históricos entre Mariano Procópio e Democrata
8/10/2026 - PROCON
Procon abre inscrições para processo seletivo de estágio de pós-graduação
8/10/2026 - SEDH
SEDH realiza oficina sobre denúncias de violações de direitos da população LGBTQIA+
8/10/2026 - FUNALFA
Telinha Brasileira: Semana da Criança ganha três sessões gratuitas de cinema no Alameda
7/10/2026 - SEDUPP
Prefeitura multa responsável por remover mureta na Via São Pedro sem autorização
7/10/2026 - PROCON
Procon de Juiz de Fora é destaque em premiação estadual do MPMG com quatro ações reconhecidas
7/10/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 31º evento de adoção responsável no Parque Halfeld neste sábado, 10
7/10/2026 - SS
Outubro Rosa reúne ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher em Juiz de Fora
7/10/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio promove visita mediada em comemoração ao Dia das Crianças
7/10/2026 - SMU
Trânsito está normalizado na Avenida Presidente Itamar Franco após conclusão das demolições
7/10/2026 - DEMLURB
Lixo Zero na Minha Praça chega ao Jardim Esperança nesta quinta-feira, 8
6/10/2026 - SO
Secretaria de Obras promove atividade sobre igualdade racial e enfrentamento ao racismo
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora