Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDUPP
JUIZ DE FORA - 3/6/2026 - 11:36


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Fiscalização fortalece a operação Comércio Legal com mais de 7 mil itens no apreendidos no mês de maio



Portal de Notícias PJF | Fiscalização fortalece a operação Comércio Legal com mais de 7 mil itens no apreendidos no mês de maio | SEDUPP - 3/6/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), apreendeu 7795 itens comercializados irregularmente na cidade no mês de maio, pela operação “Comércio Legal”. O objetivo é o ordenamento do espaço público e a repressão ao comércio irregular nas principais vias da cidade. 

As operações de fiscalização têm identificado com frequência a comercialização irregular de roupas e peças de vestuário, como camisas, bermudas, roupas íntimas e meias, além de perfumes e cosméticos sem comprovação de origem. Também são recorrentes as apreensões de óculos de sol e armações vendidos sem documentação, relógios, acessórios diversos, brinquedos sem certificação obrigatória, capinhas, carregadores e outros acessórios para celular.

Entre os produtos encontrados estão ainda ferramentas, utensílios domésticos, bijuterias, alimentos e bebidas comercializados sem autorização ou sem comprovação de procedência, além de produtos eletrônicos de pequeno porte. Esses itens representam a maior parte das mercadorias apreendidas nas ações do programa Comércio Legal. 

Muitos desses produtos apreendidos chegam ao comércio sem nota fiscal ou sem qualquer documento que permita rastrear sua origem. Por isso, além da questão da ocupação irregular do espaço público, as apreensões buscam proteger o consumidor contra produtos de procedência desconhecida e combater a concorrência desleal com comerciantes regularizados.

Conforme prevê a legislação municipal, o vendedor irregular que desejar reaver sua mercadoria deve, no prazo de até 15 dias, protocolar o pedido no sistema Prefeitura Ágil, efetuar o pagamento da multa e da taxa de apreensão, além de apresentar nota fiscal que comprove a propriedade dos itens. Os produtos não reclamados dentro do prazo serão doados. No caso de alimentos perecíveis em boas condições sanitárias, o encaminhamento é feito imediatamente para instituições cadastradas. Já mercadorias de origem duvidosa ou sem condições de consumo não podem ser devolvidas. 

Para ajudar a Fiscalização, a população pode realizar denúncias pelo WhatsApp: (32) 3690-7984.

 



 IMPRIMIR 
9/6/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora ingressa com ação civil pública contra substituição do SUSFácil pelo CORE/MG
9/6/2026 - PROCON
Procon Juiz de Fora oferece curso gratuito de Educação Financeira e Orçamento Familiar
9/6/2026 - PROCON
Procon-MPMG e Procon JF realizam programação em Juiz de Fora com capacitações e ações voltadas à defesa do consumidor
9/6/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Lucas Guida Quarteto em apresentação gratuita no Mercado Cultural AICE
9/6/2026 - FUNALFA
Prefeitura abre inscrições para ocupação artístico-cultural da Galeria Nívea Bracher em 2026/2027
9/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em reservatório no Spinaville, nesta quarta-feira, 10
9/6/2026 - PREFEITURA
Sobre as questões levantadas pelo Sinserpu envolvendo o pessoal da AMAC, a Prefeitura de Juiz de Fora informa:
9/6/2026 - SS
Bairro Santa Terezinha e Condomínio Jardim das Violetas integram programação de combate à dengue nesta terça, 9
9/6/2026 - SS
Prefeitura de Juiz de Fora reforça questionamento sobre novo sistema de regulação em saúde
9/6/2026 - MULHERES
Secretaria das Mulheres promove palestra sobre dignidade menstrual na E.M. Gabriel Gonçalves da Silva
9/6/2026 - SEDUPP
“Compra Assistida” avança em Juiz de Fora: 157 famílias atingidas pelas chuvas terão novas moradias garantidas pelo Governo Federal
9/6/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenção em unidade de abastecimento do bairro Jardim Santa Isabel nesta terça-feira, 9
8/6/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira destaca produções juiz-foranas em sessão especial no Cinema Alameda
8/6/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para professor de natação e outras oportunidades de emprego
8/6/2026 - FUNALFA
Exposição “Cidade do Sonho” abre nesta terça-feira (9), com presença do prefeito de Ouro Preto
8/6/2026 - SS
Atividades intensificadas de combate à dengue chegam a 12 bairros e um condomínio nesta segunda, 8
8/6/2026 - SE
13ª edição da “Dança da Escola no Calçadão” será realizada na próxima terça-feira, 9
8/6/2026 - SS
Juiz de Fora inicia campanha de multivacinação nesta segunda, 8
8/6/2026 - SDA
PJF e ILCT promovem curso de pasteurização para fortalecer produtores e garantir mais segurança para o consumidor
5/6/2026 - DEMLURB
Dia Nacional da Reciclagem: Programa “Lixo Zero” reforça compromisso com uma cidade mais sustentável.
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora